terça-feira, 27 de abril de 2010

Serra, até agora, não cometeu um único erro

Coluna da Folha de Pernambuco
Escrito por Inaldo Sampaio

Para quem, até pouco tempo atrás, foi alvo de intenso bombardeio dos editoriais dos mais influentes órgãos de imprensa do país e também do senador Jarbas Vasconcelos por ter adiado para os 45 minutos do segundo tempo o anúncio de sua candidatura à presidência da República, o desempenho de José Serra como candidato tem sido impecável. Ele não cometeu um só erro até agora e para usar uma imagem do deputado pernambucano, Raul Jungmann, “teve 100% de aproveitamento”.

Assessorado por pesquisas qualificativas, o candidato do PSDB está consciente de que o povo brasileiro quer a continuidade do governo Lula, mas não necessariamente com Dilma Rousseff. Daí ter dito ontem à noite à Band que, se depender dele, Serra, “o Lula só ouvirá elogios”. Nada de ataque ao presidente, que tem 75% de avaliação positiva, porque isso seria um contrassenso. A tática, portanto, é provar ao eleitor que ele tem mais bagagem do que Dilma para continuar a obra lulista. E pronto.

Este seria o caminho racional para ganhar a eleição: prometer continuar o que estiver certo e consertar aquilo que estiver errado. É o que ele fez até agora sem dar um único tropeção. Só nos últimos dois dias elogiou o principal programa social do governo Lula (bolsa família) e papeou cerca de uma hora com a candidata do PT na festa dos 80 anos de Maria da Conceição Tavares. Não significa que só com isso ele vá ganhar a eleição. Mas é mais fácil ganhar assim do que agredindo os adversários.

Um comentário:

  1. A estratégia de Serra é a melhor para ganhar a eleição, mas não é a mais políticamente correta. Ele afaga o presidente mas critica o PT. E Se Dilma e seus coordenadores perceberem isso logo, logo vão colocar LULA em campo pra dizer que a única pessoa que capaz de continuar o seu projeto é Dilma. É necessário ter cautela não se pode colocar todo dia essa estratégia em campo caso contrário Serra correrá o risco de perder esse trunfo.

    ResponderExcluir