terça-feira, 20 de abril de 2010

Europa prevê mais de 10 mil voos, mas nova nuvem de cinzas causa transtorno

Tráfego aéreo opera parcialmente nesta terça, mas alguns países mantêm o pessimismo
Do R7, com agências internacionais

Depois de seis dias de quase total paralisação, finalmente aviões levantaram voo em aeroportos da Europa nesta terça-feira (20), em escala mais próxima à operação comercial normal. A Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol) anunciou pela manhã que mais de 10 mil voos – cerca de um terço do registrado em condições normais – eram esperados para todo o dia e que, de acordo com a evolução do movimento da nuvem de cinzas vulcânicas, esse número poderia evoluir ou regredir.

Ao mesmo tempo, as autoridades de aviação da Europa permanecem preocupadas, uma vez que a atividade do vulcão Eyjafjallajokull se intensificou nas últimas 24 horas na Islândia, expelindo mais gases e detritos no ar, o que por enquanto não fez com que os planos acordados nesta segunda-feira (19) fossem revistos entre os governos. Para quem tentou voar na Europa nas primeiras horas de reabertura, a dificuldade foi encarar a margem entre 95% e 100% de atrasos.

Até as 5h40 desta terça-feira, dos 10.148 voos programados na Europa, 1.714 pousaram, 1.661 decolaram e 6.773 (67% do total) eram esperados. Cerca de 590 aviões estavam com atrasos superiores a 30 minutos nos aeroportos europeus. Ainda segundo a Eurocontrol, o nível operacional apresentado no continente estava na casa dos 60%, o que era considerado dentro do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário