domingo, 25 de abril de 2010

Dilma é alvo da grande rejeição feminina ao PT

Escrito por Magno Martins

Primeira mulher a ter chances reais de ser eleita presidente da República, Dilma Rousseff não consegue decolar entre as eleitoras e amplifica a tradicional resistência do público feminino ao candidato do PT. A mais recente pesquisa Datafolha (dia 17) mostrou a petista em segundo lugar, com 30% das intenções de voto, contra 42% de José Serra (cenário sem Ciro Gomes, do PSB). Se consideradas só as mulheres, a diferença é bem maior: Dilma tem 25%, e o tucano, 43%. Entre os homens, a distância cai: 35% a 41%, com vantagem para o ex-governador paulista.Mas a resistência das mulheres ao PT é histórica, e não uma particularidade de Dilma.

Lula teve pior desempenho entre as eleitoras nas cinco vezes em que concorreu à Presidência. Ao mesmo tempo, nas duas últimas eleições que disputou, Lula viu seus adversários fazerem mais sucesso entre as mulheres do que entre os homens, justamente quando elas eram a maior fatia do eleitorado (1998 foi a última eleição em que os homens eram maioria).

Em 2006, porém, Lula, então candidato à reeleição, parecia ter conquistado o público feminino. Ao final da campanha, o petista conseguiu reduzir para apenas quatro pontos a sua diferença de votação entre os homens e as mulheres -em 2002 eram dez pontos.

Como esperado, o desempenho eleitoral de Dilma até agora é inferior ao de Lula, mas é proporcionalmente pior entre as mulheres. Ou seja, ela reaviva -e potencializa- velhos fantasmas do PT. De olho nisso, a campanha de Dilma prepara estratégias para conquistar as mulheres (Informações da Folha de S.Paulo)



Um comentário:

  1. E tem que ser logo se o PT aind ainda quiser manter a Presidência da republica para si. NO começo soava com automático que as mulheres votariam na mulheres, porém a herança histórica não ajuda o PT.

    ResponderExcluir