sexta-feira, 30 de abril de 2010

Homenagem do nosso blog ao saudoso JOSÉ CARDOSO

Hoje completam 18 anos de ausência e saudades deste grande líder


José Cardoso nasceu em Garanhuns , em 24/10/1927 , teve uma infância humilde mas sempre pautada na honradez e valores que sempre fizeram dele um exemplo de homem público. Antes de ingressar na política foi radialista, em 1950, na ZYK 23 ( na antiga rádio Difusora de Garanhuns), com o programa "Desfile das Cinco". Um ano depois de sua estréia como locutor, começa a sua trajetória política com o mesmo brilho , foi vereador por dois mandatos, sendo o vereador mais votado do interior de Pernambuco , nas eleições de 1959. A sua trajetória política alcançou voos mais altos, foi deputado duas vezes em mandatos distintos. O primeiro mandato em 1963 a 1964, época em que seus direitos políticos foram cassados. Seus sonhos políticos não acabaram com a ditadura. Com anistia em 1979 JOSÉ CARDOSO volta para a sua grande paixão, a política e as causas sociais . Em 1987, assume o mandato de Deputado Estadual.

Na época, foi vice-líder do PDT, na Assembléia. Foi Constituinte em 1989. Em 30/04/1992, Garanhuns perdia seu maior líder popular, às vésperas de uma eleição para prefeito, Zé Cardoso liderava as pesquisas, era vez e a hora do povo.

Recebeu várias homenagens: Rodovia Dep. José Cardoso da Silva, PE 177 , que liga Garanhuns à Quipapá (homenagem do Dep. Marco Antônio Dourado); Centro de Abastecimento de Garanhuns , CEAGA , homenagem do Vereador Paulo Francisco Gomes , há 18 anos e a placa informativa nunca foi colocada no referido local ; Rua Jose Cardoso da Silva, no Parque Fênix, homenagem dos moradores do bairro. A Câmara Municipal de Garanhuns, através do seu Presidente Sivaldo Albino, denomina de Radialista José Cardoso da Silva, a Sala de Assessoria de Imprensa e das Comissões Permanentes da Câmara. Foi casado com a primeira mulher eleita vereadora da história política de Garanhuns, MARGARIDA CARDOSO.

Fonte: Lúcio Cardoso ( Filho de José Cardoso)

6 comentários:

  1. AUGUSTO SANTOS 'boa vista'30 de abril de 2010 às 10:40

    ESTE SIM ERA UM AUTENTICO HOMEM DO POVO,SAUDADES!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. porque nunca colocaram a placa na ceaga,se e que existe esta homenagem?faz falta politicos como ze cardoso.

    ResponderExcluir
  3. dep. izaias se espelhe em politicos como jose cardoso.

    ResponderExcluir
  4. A CEAGA precisa de uma re-estruturação TOTAL. Poderiam (população e vereadores) batalhar e providenciar ela e festejar com a colocação da PLACA (nunca tinha tido esta informação!!!). A Câmara de Vereadores precisa BATALHAR pela CEAGA não só por seus comerciantes, mas toda população de GAranhuns que mora próximo e que frequenta a feira, sem contar aqueles que poderão vir a frequentar com sua melhoria!!!

    ResponderExcluir
  5. o dep. Izaias não se espelha em José Cardoso porque não sabe o que é ser político.

    ResponderExcluir
  6. Viveu em função da politica,corretamente aplicada,no sentido de sempre ajudar o próximo, Politícoa como ele foi,não existe mais.

    ResponderExcluir