quinta-feira, 29 de abril de 2010

Em política, sete dias são uma eternidade

Coluna da Folha de Pernambuco
Escrita por Inaldo Sampaio

A pedido dos partidos de oposição, o senador Jarbas Vasconcelos resolveu adiar por uma semana a decisão que anunciaria, amanhã, de não se candidatar a governador. Ele expôs ao senador Sérgio Guerra as condições políticas em que aceitaria marchar para uma eleição de risco e como elas não estão atendidas a resposta a ser dada seria “não”. Entretanto, para não ser apontado como único responsável por esse desfecho, Sérgio Guerra sugeriu o adiamento do anúncio por mais uma semana.

Até lá eles vão continuar se encontrando e conversando para ver se chegam a um acordo em relação à chapa majoritária, que até agora só tem uma das três pernas: Marco Maciel. Os dois, apesar de serem muitos próximos, vinham evitando se encontrar para tratar de eleições porque um já sabia antecipadamente o que o outro iria dizer e isso não os agradava. Jarbas queria dizer a Sérgio que só iria para o “sacrifício” se ele também fosse e o tucano queria dizer-lhe que quer candidato a deputado federal.

Pode ser que após este encontro de ontem eles passem a se encontrar mais porque isto é o que menos fizeram no curso deste ano. Aliás, o próprio Jarbas disse em entrevista recente que no ano de 2009 os líderes de oposição no Senado tiveram apenas uma reunião para afinar o discurso contra o governo Lula. Ele tem ainda uma semana para anunciar sua decisão, que aparentemente já está tomada. Mas como na política sete dias de prazo são uma eternidade, tudo pode acontecer. Inclusive nada.



Um comentário:

  1. É mais uma vez esperar pra ver. Ainda que eu prefira que Jarbas se candidate para termos uma boa briga no Estado.

    ResponderExcluir