sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Jobim aceita proposta de Jungmann e Estratégia de Defesa terá que passar pela aprovação do Congresso

Escrito por Diógenes Botelho, do portal PPS

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aceitou proposta do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) de obrigar que a Estratégia Nacional de Defesa seja aprovada pelo Congresso Nacional e revisada de quatro em quatro anos, no meio do mandato do Presidente da República. Atualmente, a formatação desse plano é de responsabilidade exclusiva do Executivo. O acordo entre Jungmann e Jobim foi fechado na noite de quarta-feira, em reunião na sede do ministério.

"É uma decisão inédita que vai ampliar a responsabilidade do Congresso Nacional nesse tema, justamente em um momento que o Brasil ganha maior peso no cenário internacional. Cria a cultura de que a política de defesa não é uma questão de governo, mas de estado, além de promover a democratização desse debate. Hoje a responsabilidade é do presidente, que é eleito por uma parcela da população, e a partir de agora essa missão caberá ao Congresso, que representada a sociedade como um todo", destacou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Defesa Nacional. Jungmann lembra que com a decisão o Brasil passa a integrar um grupo de países, como Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, que já adotam tal postura.

A mudança será incluida no projeto (PLP-543/2009), já enviado pelo governo ao Congresso, que altera a lei complementar 97 e cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, além centralizar a política de aquisição de material militar. "O ministro Jobim só ficou de estudar como incluir a medida no texto do projeto", explicou Jungmann, que inicialmente foi comunicar ao ministro que iria apresentar uma emenda ao projeto nesse sentido. "Mas como ministro aceitou incluir nossa proposta , nem será preciso emendar. Concordamos que a estratégia de Defesa Nacional deve ser uma política de Estado e não de governos", resumiu o parlamentar.

Matéria completa no site

www.rauljungmann.com.br

Um comentário:

  1. Com os argumentos de Raul Jungmann não havia como o Ministro rejeitar a proposta. Parabéns ao deputado Raul por essa iniciativa.

    ResponderExcluir