sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bancada federal de Pernambuco vai reagir em bloco contra minuta de resolução do TSE

Escrito por Inaldo sampaio


Próxima terça-feira, em Brasília, a bancada federal de Pernambuco vai reunir-se para discutir que estratégia deve pôr em prática para combater a minuta de resolução do ministro do TSE, Arnaldo Versiani, que prevê a redução da bancada federal de 25 para 24 integrantes e da bancada estadual de 49 para 48 membros.

A atualização das bancadas parlamentares antes das eleições está prevista na Constituição Federal tomando-se por base o critério populacional.

Tecnicamente, portanto, a decisão de cortar uma vaga de Pernambuco está correta porque segue os dados estatísticos apurados pelo IBGE.

Há, todavia, um obstáculo constitucional: essa mudança não pode ser feita a menos de um ano da data do pleito. É o princípio da “anuidade” de que nos fala a Carta Magna.

Assim sendo, custa crer que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral vá chancelar uma minuta de resolução que é flagrantemente inconstitucional.


Um comentário:

  1. Já que temos o princípio da anuidade temos que lutar para que ele realmente seja cumprido. O que me espante é o fato do Ministro do TSE desocnhecer ou pior ignorar tal princípio causando um sensação de descomprometimento com a Constituição e portanto com os cidadãos.

    ResponderExcluir