sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

João Paulo quer se impor de fora para dentro

Escrito por Inaldo sampaio
Coluna da Folha de Pernambuco da sexta-feira, dia 26/02/10


O PT não pode se queixar por ter três líderes políticos se digladiando pelo direito de ser o candidato do partido ao Senado na chapa encabeçada por Eduardo Campos. Melhor ter três do que não ter nenhum. Se o critério da escolha for “densidade eleitoral”, o candidato escolhido será João Paulo. Se for a vontade da “burocracia partidária”, será Humberto Costa. E se este achar que ainda não é hora de disputar uma nova eleição majoritária, a bola da vez será Maurício Rands.

João Paulo quer construir a candidatura “de fora para dentro”, a julgar pelo que fez ontem no Aeroporto dos Guararapes. Mobilizou sua tropa de choque para ser recebido em grande estilo assim que pusesse os pés na capital pernambucana, vindo de São Paulo, aonde teve encontros com a ex-prefeita Marta Suplicy, o ex-ministro José Dirceu e o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, líder da facção “Mensagem ao Partido”. Porém, se não tiver o apoio da “burocracia”, dificilmente chegará lá.

O ex-prefeito é o candidato mais forte para ficar com uma das vagas no Senado mas houve ontem um fato novo capaz de atrapalhar o seu projeto: o parecer do Ministério Público Federal inocentando Humberto Costa de qualquer participação no “Escândalo dos Vampiros”. Isso é meio caminho andado para que o ex-ministro da Saúde seja absolvido no TRF (5ª Região). Se essa absolvição se confirmar ele pode querer ser o candidato para se vingar dos que o macularam na campanha de 2006

Um comentário: