domingo, 7 de fevereiro de 2010

Aécio ainda pode ser candidato a Presidente e pode ter Ciro como vice


O Governado de Minas Aécio Neves pode provocar uma reviravolta na sucessão presidêncial e poderia unir a oposição em torno de seu nome, e ainda trazer o presidenciável e Deputado Federal Ciro Gomes como seu candidato a vice, atraindo o PSB do Governador Eduardo Campos (PE) para seu palanque e ainda teria grandes possibilidades de ter o maior partido político do Brasil, o PMDB do reeleito presidente nacional Michel Temer.  Como  a Política é dinâmica e nela tudo é possível de acontecer, vamos aguadar a movimentação do cenário político nos proximos dias.

Agora me pergunto, como ficaria uma chapa Aécio /Ciro em pernambuco com os apoios dos adversários Eduardo e Jarbas?

Coluna da Folha de São Paulo (06.fev.09)

Por  FERNANDO RODRIGUES


Subterrâneos tucanos

BRASíLIA - Na superfície há uma onda sobre a possibilidade de ainda vir a ser formalizada a chapa presidencial tucana puro sangue com José Serra e Aécio Neves. No mundo subterrâneo do PSDB as coisas não andam assim tão claras.

Na semana que termina hoje, houve uma série de telefonemas entre atores políticos relevantes e Aécio Neves. O governador mineiro está, em tese, fora da disputa presidencial. Vai concorrer apenas ao Senado. Mas na pauta de suas conversas estiveram os seguintes temas: a deslanchada de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas, a desidratação da candidatura Serra e o ânimo do paulista em se manter na disputa. Falaram com o tucano, para citar apenas dois, Ciro Gomes (PSB) e Michel Temer (PMDB).

Indagado por Aécio se estava mesmo mantendo-se candidato a presidente pelo PSB, Ciro Gomes respondeu: "Só se você não for". Já Michel Temer, sempre mencionado como o possível vice numa chapa encabeçada por Dilma Rousseff (PT), disse ao mineiro: "Se você entrar, o quadro muda".

No PSDB há hoje um quarteto no comando. Além de Serra e de Aécio, apitam no tucanato os senadores Tasso Jereissati (CE) e Sérgio Guerra (PE), o último presidente da legenda. Jereissati tem suspeitas sobre a firmeza da candidatura de José Serra por causa da aproximação de Dilma Rousseff nas pesquisas. Guerra também já demonstrou o mesmo temor em privado.

Tudo somado, Serra tem ao seu lado muito mais gente pensando que ele vai desistir do que apostando na possibilidade remotíssima de Aécio aceitar a vaga de vice. Nesse cenário, o mineiro parece estar a postos para novamente ser candidato ao Planalto, com Ciro Gomes ao lado. Seria a primeira chapa presidencial pós-Lula e pós-64. Não é à toa que Aécio usa às vezes a palavra bumerangue quando comenta sua desistência da corrida presidencial a favor de Serra.

E por falar em Aécio e Ciro o nosso amigo e blogueiro Ronaldo Cézar fez uma matéria muito interessante, veja no seu blog    http://blogdoronaldocesar.blogspot.com/

2 comentários:

  1. A política pode ser um bumerangue para Aécio, mas com certeza está sendo uma casa de horrores para Serra.

    ResponderExcluir
  2. O seu blog estar indo bem, continue assim, falta mais noticias da politica de Garanhuns.

    Humberto Melo

    ResponderExcluir