segunda-feira, 29 de março de 2010

Visibilidade puxa Serra

Escrito por Magno Martins

Bastou Serra confirmar sua candidatura na entrevista ao programa de Datena, na Band, para subir nas pesquisas e se distanciar de Dilma. O sim do tucano lhe proporcionou tanta visibilidade na mídia que no Sul, região que concentra 14% dos eleitores do País, subiu 10 pontos percentuais, de 38% para 48%, segundo levantamento do Datafolha de sábado passado, no qual lidera com 36% e a petista tem 27%.

É no Sul, aliás, onde Serra tem a melhor performance na pesquisa, com 28 pontos à frente de Dilma. No Sudeste (42% do eleitorado), Dilma tem 24% contra 40% do governador paulista. Já no Nordeste (28% do eleitorado), a candidata de Lula está na frente - 35% a 25%.

São apenas 10 pontos de diferença numa região na qual o PT conta com o seu maior reduto por causa da popularidade do presidente. Diretor do Datafolha, Mauro Paulino diz que as pesquisas revelam apenas um diagnóstico e não um prognóstico.

Na verdade, Dilma subiu na sondagem anterior por causa da forte presença que teve na mídia com a confirmação da sua candidatura no aniversário do PT. Essas variações, portanto, ficam a reboque dos fatos criados.

As pesquisas que terão importância de fato serão aquelas divulgadas ao longo do guia eleitoral. Ai, sim, elas mostrarão a tendência real do eleitorado, que, no momento, ainda está muito desligado de eleição.

Um comentário: