quarta-feira, 31 de março de 2010

Reforma: Bezerra Coelho fica; Ranilson pode assumir Agricultura

Escrito por Magno Martins

O governador Eduardo Campos anuncia, hoje, às 15 horas, o Palácio das Princesas, os nomes dos 10 secretários que substituirão igual número de auxiliares que disputarão as eleições deste ano e que saem por força da lei de desincompatibilização. A grande novidade pode ser o remanejamento do secretário das Relações Institucionais, Ranilson Ramos, para a pasta de Agricultura e Reforma Agrária no lugar de Ângelo Ferreira, que volta à Assembleia Legislativa. Antes, o mais cotado era o diretor do IPA, Júlio Zoé, segundo relata o repórter Arthur Cunha, em matéria publicada hoje na Folha de Pernambuco.

Duas outras novidades: o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, não conseguiu espaço na chapa majoritária de reeleição do governador e permanecerá no cargo. Pelo acordo que teria fechado com Eduardo, ele seria o nome do PSB pernambucano para o Ministério de Dilma, caso esta vença a eleição. Fernando alimentou por muito tempo o sonho de ser o candidato a vice-governador.

É quase certo que Eduardo mantenha na vice o secretário de Saúde, João Lyra Neto, que também sai hoje, mas há fortes rumores de que o secretário de Planejamento, Geraldo Júlio, também se afasta da pasta hoje. Se isso ocorrer de fato, ele pode ser o nome preferido do governador para vice como opção caseira numa chapa puro-sangue do PSB.

O deputado Inocêncio Oliveira conseguiu emplacar Eugênio Moraes no lugar de Sebastião Oliveira em Transportes com uma condição muito especial, a de acumular com a função de diretor do DER – Departamento de Estradas e Rodagem. Mas o PTB não teve de volta o controle da Secretaria de Turismo, que passa ser comandada, efetivamente, pelo secretário Paulo Câmara, de Administração.

Para o lugar de Câmara na Administração, o governador deve anunciar o nome do executivo da pasta José Francisco Cavalcanti Neto, sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco. Já o secretário de Cidades, Humberto Costa, será sucedido pelo presidente do Consórcio Metropolitano, Dílson Peixoto. Não é mais dada como certa a saída do secretário de Articulação Regional, José Patriota. Se este ficar, arquiva o projeto de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na Ciência e Tecnologia sai a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, e entre o executivo Anderson Gomes, enquanto na Saúde o secretário João Lyra Neto emplacou o secretário-executivo, Fred Amâncio. Já o secretário de Educação, Danilo Cabral, passa ser substituído pelo secretário-executivo Nilton Mota. Com a volta de Sebastião Oliveira (Transportes) e Ângelo Ferreira (Agricultura) à Assembleia Legislativa, os deputados Alberto Feitosa e Amaury Pinto ficam sem mandato.

Secretário-executivo da Casa Civil, Aluísio Lessa (PSB) deixa o cargo para concorrer à Assembleia Legislativa. Em seu lugar, deve ser nomeado o presidente do Instituto Xingó, Gilberto Rodrigues (PSB). Outro que deixará o Governo para candidatar-se a estadual é o assessor especial Odacy Amorim (PSB), ex-prefeito de Petrolina.


Quem entra e quem sai

Educação – Sai Danilo Cabral e entra Nilton Mota

Saúde – Sai João Lyra Neto e entra Fred Amâncio

Cidades – Sai Humberto Costa e entra Dílson Peixoto

Transportes – Sai Sebastião Oliveira e entra Eugênio Moraes

Agricultura – Sai Ângelo Ferreira e entra Ranilson Ramos ou Júlio Zoé

Administração – Sai Paulo Câmara e entra José Francisco Cavalcanti Neto

Ciência e Tecnologia – Sai Luciana Santos e entra Anderson Gomes

Articulação Social – Sai Waldemar Borges e entra Marcelo Canuto

Turismo - Paulo Câmara, que acumulava com Administração, é efetivado

Desenvolvimento Econômico – Fica Fernando Bezerra Coelho


Um comentário: