sexta-feira, 19 de março de 2010

Não vale usar a Copa com intuito eleitoral

Coluna da Folha de Pernambuco da sexta-feira, 19/03/10

Escrito por Inaldo Sampaio

Como o próprio nome diz, o papel da oposição num regime democrático é opor-se ao governo, fiscalizá-lo, corrigir rumos e indicar novos caminhos. Mas a oposição pela oposição acaba virando demagogia. É o que fez ontem parcela da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa ao tentar transformar o esporte mais popular do Brasil, que é o futebol, que faz a alegria de milhões de pessoas de todas as classes sociais, em instrumento puro e simples de campanha eleitoral.

Ora, desde que foi anunciado pela Fifa que Pernambuco fora um dos Estados escolhidos por ela para ser subsede da Copa do Mundo de 2014, ficou acordado que o governo estadual deveria cumprir todas as exigências da entidade máxima do futebol mundial. E uma das exigências que ela fez foi a construção de uma nova arena porque o estádio do Arruda, o dos Aflitos e a Ilha do Retiro não reúnem as condições de infra-estrutura que são exigidas para sediar jogos de um torneio mundial.

Ficaria mais barato para o Governo do Estado reformar o Arruda em vez de construir um novo estádio em São Lourenço da Mata? Claro. Mas a proposta de reforma foi indeferida pelos inspetores da Fifa devido à sua localização, em área densamente povoada, bem como pela precariedade do estacionamento. E com a Fifa não há meio termo: ou se faz o que ela quer ou a Copa irá para outro lugar. Por essa razão, não cabe fazer demagogia em cima de um esporte tão caro ao povo brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário