Hoje (31), começa a 20ª temporada do espetáculo Jesus Alegria dos Homens, no Alto do Magano. O evento, que vai até o dia 3 de abril, iniciando sempre às 7 horas da noite, é considerado o segundo maior do gênero no interior de Pernambuco.
Segundo informações da direção artística, há mudanças significativas para este ano na encenação, já a partir da abertura, com a Galeria dos Profetas, momento da peça, ocupado antes pelo Gênesis, e cenas antigas reformuladas ou relocadas para uma maior dinâmica do espetáculo. Foram também realizados melhoramentos em cenários, iluminação, sonorização e confecção de novos figurinos.
Pelo terceiro ano consecutivo, haverá, na segunda noite, a participação de parceiros em cena, projeto interessante que dá a oportunidade aos colaboradores e representantes de entidades patrocinadoras de sentir o espetáculo de dentro pra fora.
Quanto a infra-estrutura, a produção da peça oferece cuidados especiais para o público: são instaladas arquibancadas cobertas para cinco mil pessoas, com rigoroso controle de entrada; camarote para cem pessoas, visibilidade de 100% para toda a área cênica sem deslocamento do público, telão (6 x 8 metros) retransmitindo ao vivo todas as cenas, praça de alimentação, amplo estacionamento com iluminação e segurança particular, linhas de ônibus da cidade, especialmente para o local, serviço de táxi e moto-táxi, ambulância com paramédicos, guias nos hotéis, banheiros químicos, dando as devidas condições necessárias para a realização de um evento de grande porte.
Depoimento de Gerson Lima (Diretor Artístico)
Corria o ano de 1991, num janeiro avermelhado onde do Alto do Magano se observa o mais belo pôr do sol de todo o Agreste. Nessa área, a 1.030 metros acima do nível do mar, contemplando-se a cidade, nascia a idéia de se montar um grande espetáculo teatral ao ar livre. Algo que pudesse reunir num só momento do ano, as mais expressivas pessoas da dança, do teatro, da técnica, da poesia e da música. Nascia então o espetáculo Jesus Alegria dos Homens. Se de artista e de louco, todos nós temos um pouco, valeu a ousadia centrada na vontade de desbravar um matagal quase virgem, entre pedregulhos e frio, para montar-se cenários de tecidos, luminárias comuns e reunir um grupo de apenas 18 pessoas para montar uma Paixão de Cristo. Assim se fez, para espanto de uma população ainda arredia em chegar até a área para assistir a “peça”. Sucesso absoluto, que pela falta de adequada estrutura, na última apresentação daquela estréia “absurda”, todo o público invadiu os modestos cenários.
Daí para cá, foram calvários e paraísos que nos estimularam a conquistar um sucesso de crítica e de público, e hoje poder celebrar, com muita alegria, 20 anos de Jesus alegria dos Homens no Alto.
Depoimento de Sandra Albino (Atriz)
Fazer parte de Jesus Alegria dos Homens é um privilégio. Há doze anos entrei no espetáculo, para fazer parte da multidão. Como figurante, tive a oportunidade de acompanhar de perto quase todas as cenas, vivendo cada momento da encenação. Dois anos depois, recebi do Diretor Artístico Gerson Lima a incumbência de interpretar Maria Madalena, personagem que defendi com muita emoção, pois comecei a conhecer melhor a história dessa mulher que se tornou uma grande seguidora de Jesus. Fiz, portanto, por seis anos, o papel de Maria Madalena.
Em 2007, a emoção duplicou; passei a fazer Maria, exemplo maior de fé, humildade, dedicação e, acima de tudo, de amor. Interpretar a Mãe de Jesus é uma honra para qualquer atriz e eu fico muito feliz em poder ser uma delas.
Depoimento de Jefson Fitipaldi (Presidente da ASTEJAH)
Nesses 20 anos de apresentações de Jesus Alegria dos Homens, a produção precisou caminhar a passos largos e ousar mais na realização do espetáculo, que começou a exigir maiores atenções a cada ano, fazendo com que os procedimentos exigissem um maior empenho de todos que fazem esse evento. Nesses últimos anos, Fernando Lima e eu, como diretores de produção, buscamos sempre novos caminhos para a viabilização das temporadas.
Reconhecimento Público
A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou por unanimidade projeto de Lei, de autoria do vereador Geraldo Lucena (PV), declarando a Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens de utilidade pública. A ação não é compreendida apenas como um reconhecimento do serviço público que a entidade presta em favor da coletividade enquanto produtora cultural, através da realização do espetáculo da Paixão de Cristo, mas, também, como entidade apta a transitar pelos mais diversos órgãos apoiadores da cultura na esfera municipal, estadual e federal.
Em atenção ao gesto da Câmara de Vereadores de Garanhuns, e ao Prefeito de Garanhuns por ter sancionado a Lei Nº 3649/2009, a diretoria da ASTEJAH reconhece o ato, e registra neste blog protestos de agradecimentos.
Diretoria da ASTEJAH
Presidente: Jefson Fitipaldi
Secretário: Carlos Janduy
Diretor de Assuntos Financeiros: Fernando Lima
Diretor de Artes: Gerson Lima
Diretora de Relações Pública e Sociais: Sandra Albino
SERVIÇO
Espetáculo: Jesus Alegria dos Homens
Período: De 31 de março a 3 de abril
Horário: 19 horas
Local: Alto do Magano – Garanhuns-PE
Preço: R$ 3,00