Duas pesquisas eleitorais devem agitar a sucessão em Pernambuco ao longo desta semana. A primeira, do Vox Populi, está prevista para ser divulgada amanhã. A segunda, a do Ibope, na próxima quinta-feira. Ambas servirão para medir o impacto da candidatura de Jarbas a governador.
O peemedebista ocupou o horário das inserções comerciais de 30 segundos do PMDB dias antes de oficializar sua entrada no páreo. A expectativa da sua assessoria é que apareça bem melhor situado do que nas sondagens anteriores, quando o governador Eduardo Campos corria solto, sem adversário.
É natural que o cenário mais favorável para Jarbas seja identificado no Recife e Região Metropolitana pelo seu perfil urbano, enquanto Eduardo ficaria com o domínio quase que absoluto do Sertão e Agreste. É ilusão dos aliados de Eduardo Campos projetar e sonhar com uma reeleição fácil, de goleada.
Não será! Historicamente, Pernambuco é um Estado rachado, politicamente, ao meio. No Recife, o PT, por mais forte e com o poder na mão, ganhou apertado, mesmo com a façanha de liquidar a fatura logo no primeiro turno. Acrescente a isso o fato de que teremos um verdadeiro clássico. O adversário de Eduardo não é um candidato olímpico. Tem um histórico de superar grandes adversidades.
Espero que Jarbas suba nas pesquisas e vença a eleição para o Governador ver que a população não é brinquedo e não pode ser tratada como qualquer coisa.
ResponderExcluir