segunda-feira, 17 de maio de 2010

O discurso de Serra não chegou ao povo


Coluna da Folha de Pernambuco 
Escrita por Inaldo Samapio

Acendeu a luz amarela no comitê do PSDB após a divulgação da pesquisa do Vox Populi que apontou Dilma pela primeira vez à frente de Serra como candidata a presidente da República.

Serra vinha fazendo tudo direitinho. Mas a estratégia utilizada de elogiar Lula dizendo inclusive que ele está “acima do bem e do mal” pode ter gerado confusão na cabeça do eleitor, que passa a se fazer a seguinte pergunta: ora, se é pra continuar o governo atual, Dilma está muito mais legitimada do que Serra.

De outro lado, o discurso do candidato do PSDB é facilmente compreendido pelos setores de classe média, onde os tucanos têm o grosso do seu eleitorado, mas é indecifrável por parte do “povão”. Afirmar simplesmente que “o Brasil pode mais” toca a sensibilidade do eleitor escolarizado, não petista, mas não tem efeito nenhum sobre o eleitor de baixa renda que endeusa o presidente da República, aprova o governo que ele faz e é altamente favorecido por programas sociais como o Bolsa Família.

Assim, se as próximas pesquisas confirmarem o empate técnico entre eles, Serra entrará em zona de risco. Dizer o quê agora do presidente Lula após ter dito que ele está acima do bem e do mal e que fez por merecer a popularidade que tem? Nada. A esperança do PSDB é que Lula não transfira para a sua candidata a totalidade do prestígio que tem (70%). Mas se transferir pelo menos dois terços poderá fazer com ela o que João Paulo fez com João da Costa no Recife: levar-lhe à vitória no 1º turno


Um comentário:

  1. Começou errada a campanha de Serra e agora vai causar medo nos tucanos. Eu sempre pensei que Serra ganharia mais votos se fizesse o papel de oposição com antes de ele começar a discursar bem antes da pré-campanha ele tinha maioria pois todo mundo sabia que ele podia fazer mais; Agora com o programa do PT com os diálogos de LULA e Dilma vai ser impossível Serra se equiparar com Dilma no apoio de Lula.

    ResponderExcluir