domingo, 30 de maio de 2010

Desmentido dos EUA irrita governo brasileiro e tensiona relações

Escrito por Magno Martins

O governo brasileiro ficou extremamente irritado com a tentativa dos Estados Unidos de desmentir a carta enviada pelo presidente Barack Obama ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao acordo de troca de combustível nuclear do Irã. Uma entrevista concedida ontem por funcionários americanos voltou a inflamar as divergências entre Brasil e Estados Unidos.

'Causa estranheza ouvir de representantes do terceiro ou quarto escalão do governo dos EUA frases que põem em dúvida o que a mais alta autoridade americana afirmou, por meio de carta, ao presidente de outro país', disse ao Estado um alto funcionário do governo brasileiro.

Na carta, segundo o Itamaraty, o presidente americano estimulava o líder brasileiro a alcançar o acordo de troca de combustível nos mesmos moldes do proposto em outubro ''O tempo invalidou a proposta original e isso não foi considerado na declaração de Teerã'', disse o funcionário americano. O Itamaraty aponta que nada disso estava dito na carta, que mencionava os mesmos 1.200 quilos de urânio. Os americanos disseram que nunca 'pediram aos brasileiros que saíssem negociando em nome dos americanos'.

O governo brasileiro não entende se houve arrependimento dos americanos em relação à carta, ou se há grandes divisões dentro do governo americano sobre a questão iraniana. Para eles, questões de política interna estariam se sobrepondo à orientação da política externa.

Lobbies

A secretária de Estado Hillary Clinton, mais linha-dura em relação ao Irã, também estaria sendo pressionada por lobbies dentro do país, importantes para arrecadação de recursos para a eleição legislativa de outubro nos EUA. Com isso, o país estaria abandonando seu viés mais negociador, diplomático, na questão iraniana. (Informações de O Estado de S.Paulo)


Um comentário:

  1. As relações que pareciam tão importantes pro Brasil e tão confiáveis estão na tênue linha de se partir.

    ResponderExcluir