sábado, 29 de maio de 2010

Jarbas lança oficialmente sua pré-candidatura

Com informações do Blog da Folha
Folha de Pernambuco


O mistério que rondou a decisão do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) se seria ou não candidato ao Governo de Pernambuco, se estendeu durante todo o mês depois de seu “sim”. O peemedebista chega ao dia do lançamento de sua pré-candidatura, com festa que durou toda a tarde de hoje, no Chevrolet Hall, revelando a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM) como vice-governadora para a chapa. O candidato disse que precisava de uma pessoa do interior e da sua absoluta confiança. "Foi a mulher mais votada a chegar na Assembléia". Jarbas diz que a democrata é uma "guerreira" e destacou a atuação da parlamentar na Alepe.

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) esteve presente no evento, bem como representantes da gama de legendas aliadas, formada por PMDB, PSDB, DEM, PPS e PMN. Caravanas partiram de vários municípios de Pernambuco rumo ao lançamento da candidatura de Jarbas ao Governo do Estado. De Jaboatão dos Guararapes, o PSDB enviou seis ônibus e do Cabo de Santo Agostinho três coletivos partiram lotados de militantes.

Em discurso que durou mais de 30 minutos, o presidenciável José Serra contou o início de seu relacionamento com o peemedebista e traçou um histórico de sua vida política e estudantil, quando atuava na presidência da UNE. Serra disse que sempre foi e será um político nacional e não regional. Com isso, tenta espantar o estigma de político paulistano e contra os nordestinos.

O tucano também destacou as realizações de Jarbas para Pernambuco. "Todas essas obras têm as mãos e o escrito de Jarbas", afirma Serra, citando a duplicação da BR-232 e a implantação do Porto Digital. "A refinaria teve a sua origem em Jarbas Vasconcelos. O aeroporto do Recife tem o Jarbas na sua modernização, está até precisando de uma ampliação... ". Serra ainda lembrou do Porto de Suape, que teve investimentos do peemedebista.

Na hora de seu pronunciamento, Jarbas fez questão de lembrar as obras que realizou em Pernambuco nos oito anos que passou à frente do Governo. "Eu não inventei a infra-estrutura de Pernambuco, mas Pernambuco mudou a partir de 1999", afirmou Jarbas. O pré-candidato disse que para o navio João Cândido estar no mar foi fruto do esforço da sua gestão, ao trazer o estaleiro para Pernambuco. "Os donos da empresa percorreram 11 Estados para saber onde tinham segurança e estrutura e foi aqui que eles encontram o seu porto seguro". Outro ponto destacado foi a duplicação da BR-232.

Seguindo o evento, o presidenciável José Serra quebrou o protocolo dos discursos e mandou uma mensagem ao final da fala de Jarbas. Fez uma promessa para o Nordeste. Disse que ao ser eleito presidente da República, irá presidir a Sudene durante seis meses, acumulando com o cargo de chefe da Nação. Destacou que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste está em crise há vários anos e precisa ser funcional para a região no planejamento de ações e obras.

Ao final do encontro, os políticos informaram que a convenção que homologará a chapa de oposição em Pernambuco, inicialmente marcada para o dia 30 de junho, acontecerá no próximo dia 18. A antecipação, garante o próprio Jarbas, não foi para evitar a coincidência com o evento socialista. "Os parlamentares me pediram para mudar porque querem colocar logo o bloco na rua, começar a campanha oficialmente, o que só pode ser feito após a convenção".

Na convenção, já tem que estar definido o outro nome da coligação para o Senado, que já conta com Marco Maciel (DEM). Em seu discurso, Jarbas ressaltou que será um nome competitivo, ousado e com coragem de falar o que pensa, de se posicionar politicamente. Apesar de não ter estabelecido data limite, o peemedebista disse que há a possibilidade do nome ser definido antes mesmo dessa data.


Um comentário: