Coluna da Folha de Pernambuco
Após ter o seu nome cogitado para ser o segundo senador na chapa de Jarbas Vasconcelos, fazendo companhia a Marco Maciel, o deputado Raul Jungmann aceitou de pronto a convocação. Entende, porém, que a chapa ficaria mais fortalecida se as oposições conseguissem atrair para o seu palanque uma liderança expressiva da Frente Popular, preferencialmente do interior, como Inocêncio Oliveira, por exemplo, que fez a diferença pró Eduardo Campos na campanha política de 2006.
Jungmann fez este discurso, em tese. Mas foi o suficiente para Inocêncio Oliveira negar por meio de nota oficial qualquer possibilidade de afastamento do palanque da Frente Popular. Ele sequer admite conversar sobre esta hipótese pois está totalmente rompido com o senador Jarbas Vasconcelos tanto do ponto de vista político como também pessoal. Se as oposições, diz ele, pensam em se fortalecer com o apoio do PR podem tirar logo o cavalinho da rua porque essa possibilidade não existe.
Inocêncio teve um papel importantíssimo na campanha de Eduardo Campos por ter sido o primeiro dissidente da União por Pernambuco a aderir à Frente Popular. Bem verdade que de imediato ele não conseguiu arregimentar todos os prefeitos do seu grupo, muitos dos quais permaneceram fiéis ao candidato Mendonça Filho. Mas a simbologia do gesto foi o que ficou. Ele se juntou ao PSB quando o candidato do partido estava em 3º nas pesquisas, tirando-o do isolamento em que estava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário