sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Garanhuns se compara às menores cidades do estado!

Blog do Ronaldo Cesar

Vejo no blog do meu amigo Edney Souto, filho do meu professor Fernando Souto, de saudosa memória, que o município de Lagoa do Carro, de 15 mil habitantes, passará a contar com 11 vereadores na próxima legislatura.

Fizemos questão de registrar aqui no blog e no jornal Folhavox, nossa posição de aumentar a quantidade de representantes na Casa de Raimundo de Moraes, já que a legislação permite. Pela sua população nós poderíamos ter até 19 vereadores. Todos os grandes municípios pernambucanos aumentaram suas bancadas, assim, será mais gente para defender os interesses da cidade, e gerando uma renovação política natural. O aumento de vereadores não demanda aumento de despesas, já explicamos isto aqui.

Mas ontem, Garanhuns se apequenou, e preferiu se comparar aos menores municípios do estado, com apenas 11 vereadores. É pensamento de cidade pequena para tentar se garantir em uma próxima legislatura dificultando a entrada de novos nomes em futuras campanhas políticas, já que encarece a disputa, diminui o acesso e provoca desistências. Porém, não oxigena o poder legislativo que está precisando acompanhar o ritmo da cidade, precisamos de pessoas que pensem o desenvolvimento da cidade e deixem o fisiologismo e o assistencialismo do século passado.

Garanhuns parou no tempo, ter 11 vereadores significa ter menos representação, ter menos voz perante as autoridades políticas, menos gente pra pedir e pra cobrar, e claro, pra fiscalizar.

Alguns amigos comentaram que era melhor ter 11 do que aumentar a quantidade de vereadores, se em tese, eles não fazem nada. Discordo, primeiro porque vejo o interesse de alguns em trabalhar, e segundo que aumentando a quantidade seria mais provável de vermos oxigenar a política garanhuense.

Mas ficamos nos 11, igual a Lagoa do Carro. Jaboatão elevou para 27, Caruaru vai aumentar para 21 ou 23. Não dá pra avançar assim, com setores do município não percebendo a necessidade de se adaptar aos novos tempos de desenvolvimento.

A matéria precisava de oito votos para ser aprovada, teve sete. Quatro vereadores votaram contra.

Votaram a favor:
Severino Sabino (PSC),
Sivaldo Albino (PPS),
Dimas Carvalho (PDT),
Zaqueu Naum (PDT),
Zé de Vilaço (PDT),
Marcelo Marçal (PDT) e
Natalício Rodrigues (PDT)

Votaram contra:
Geraldo Lucena (PV),
Júnior Negrão (PV),
Gersinho Filho (PSC) e
Ary Júnior (PTB)
.
Parabéns aos vereadores pela brilhante iniciativa de aumentar a representação popular... Claro, aos vereadores de Lagoa do Carro, tiveram a capacidade de se atualizar com a legislação e aumentar a força política de seu município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário