sexta-feira, 29 de julho de 2011

Começa a Corrida das articulações.



Começa a corrida das articulações políticas! Quem será candidato, quem terá o apoio de quem? Nomes que surgem, nomes “cansados”, pessoas que aparecem “sem” pretensão. É sempre assim que o quadro se arruma, ou “desarruma” de vez.  Paralelamente a isso, deveria ser obrigatório um trabalho de conscientização política para os eleitores. A cada eleição os valores se perdem mais, e a culpa é tão somente dos políticos? NÃO! O eleitor, inteligente como é, e forte, porque de fato é quem elege ou não, é quem deve ter essa consciência. E analisar histórias de vida, trajetórias políticas, honestidade, humildade, isso sim deve ser levado em consideração! Conhecemos pais maravilhosos, e filhos não tão bons assim. O que eu quero dizer com isso? Cuidado em indicações! Todo ser humano, só pode responder pelos próprios atos.

E por mais que você diga: “Eu não gosto de política!” O simples fato de questionar a administração pública de sua cidade entre amigos, apenas como crítica, ou elogio (o que dificilmente acontece), porque tendemos a criticar mesmo! Muitas vezes, desnecessariamente. Até isso faz de você um homem “político”. Temos que ter uma relação de igualdade, ou pelo menos, deveríamos ter. Esse princípio torna possível a cidadania entre os homens, ou seja, a concretização da idéia de que somos todos iguais.

               Na Política “algumas vezes” existe uma “falsa” igualdade, a elite tem uma facilidade muito maior de chegar a assumir cargos políticos, iniciarem em entidades coorporativas. No Brasil, a igualdade está presente mesmo no dia da eleição! Onde todos os brasileiros alfabetizados, maiores de 18 anos são obrigados a votar e os menores de 16 anos que já podem votar, mas não de forma obrigatória. Em época de campanha Política, os candidatos saem de seus lugares e vão “caçar” eleitores, nessa corrida pelo voto, eles conseguem igualar a todos. Não vendo classe social, nem grau de instrução, afinal, na hora do voto, isso não importa! Somos de fato, todos iguais! Talvez isso explique um pouco a apatia que diversos brasileiros expressam perante aos assuntos políticos.

               No entanto, precisamos da política, mais que isso! Precisamos de mais autoconfiança, de inteligência ao analisar esses conchavos e discernir até onde são em prol de um bem comum. Sejamos fraternos com nós mesmos! 

Um comentário: