quarta-feira, 20 de julho de 2011

FUNDARPE FALA SOBRE GASTOS DO FIG

Blog do Roberto Almeida

Caro Roberto,

 A respeito do post  publicado em seu blog, nesta segunda-feira, se faz necessária uma série de esclarecimentos para que não haja qualquer dúvida sobre a idoneidade do trabalho desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, no sentido de levar à população de Garanhuns e de todo o Estado as atividades do maior festival de cultura do Brasil.

 
Para fazer, isso mesmo, o maior festival de cultura do Brasil, a produção do evento realiza atividades em nada menos que 19 polos montados na cidade. Uma forma de celebrar a diversidade da produção cultural de Pernambuco e do Brasil nas mais diversas linguagens artísticas.

 
Na Música, o público pode conferir apresentações nos palcos da Esplanada Guadalajara, Pop, Forró, Instrumental, Cultura Popular e Música Erudita. Além dos cortejos, realizados nas ruas da cidade, que movimentam centenas de pessoas. É importante ressaltar que, para este ano, os palcos Pop, Forró e Instrumental cresceram e contam com um total de nove dias de programação.

 
 As Artes Cênicas estão contempladas com a programação de Teatro Adulto, no Teatro Luiz Souto Dourado, com o palco de Dança e Teatro para a Infância, peças de Teatro de Rua, apresentações de Teatro de Formas Animadas, que ocorrem em diversos pontos da cidade, como a Feira Livre e o Mercado Público, e nos espetáculos de Circo, essa a atração que reúne o maior público proporcional do festival. O FIG-2011 conta com grandes nomes das Artes Cênicas do País, como a coreógrafa Débora Colker.

 
 A mostra de Cinema chega ao sétimo ano, levando à população títulos nacionais e internacionais, em uma das modernas salas do teatro Eldorado.

 
O pavilhão de Artesanato serve de vitrine para dezenas de artesãos pernambucanos e ainda há o reforço do caminhão do Programa de Artesanato de Pernambuco (PAPE). 

 
 Os Pontos de Cultura se reúnem em um casarão onde acontecem oficinas, apresentações artísticas, debates e exposições, como forma de fortalecer a teia cultural.

 
 A programação de Literatura tem a sua base na casa da Palavra, montada na Academia de Letras de Garanhuns, mas ganha outros pontos da cidade, como o Bar Budega e diversos bairros através de ações descentralizadas. Da mesma forma que a Casa Galeria Galpão abriga dezenas de exposições de Artes Visuais, mas também há uma série de intervenções realizadas nas ruas de Garanhuns. 

 
 Outras ações descentralizadas acontecem no Palco da Comunidade do Castainho e no projeto Um Caminhão de Cultura, uma das novidades do FIG-2011. Trata-se de um palco móvel que circula pelos bairros da cidade e que possui uma programação artística própria. Ou seja, mais estrutura, mais gente de produção envolvida e mais artistas contratados.

 
 Além de todas as atrações artísticas, há um forte investimento em Formação Cultural. São mais de 40 oficinas oferecidas à população, nas mais diversas linguagens artísticas, que se somas às oficinas institucionais que integram cada vez mais a população do Agreste às políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco.

 
 As ações de Preservação do nosso patrimônio também acontecem dentro da programação do FIG-2011. Algumas edificações de Garanhuns foram valorizadas com uma sinalização especial e a memória da cidade está sendo ampliada através de um trabalho de captação de depoimentos junto à população.

 
 Para que todas essas ações aconteçam em um período de dez dias de evento, se faz necessária a montagem de uma infraestrutura gigantesca. Somente a Secretaria de Cultura e a Fundarpe envolvem cerca de 500 profissionais, afora mais algumas centenas de funcionários das empresas fornecedoras – todas credenciadas para trabalhar no evento através de processos de licitatórios. 

 
 O FIG também envolve um enorme esforço de logística. Afinal, é necessário garantir transporte, hospedagem, alimentação, comunicação, segurança e equipamentos de trabalho para todo esse pessoal. Tudo isso só acontece graças ao investimento financeiro do Governo de Pernambuco, com o apoio e a parceria da Prefeitura de Garanhuns. 

 
 Um investimento que precisa ainda ser ampliado para que o Festival de Inverno de Garanhuns se torne um evento ainda mais forte. Garanhuns e toda a região do Agreste Meridional merecem um evento ainda maior e melhor, como forma de garantir mais oportunidades e desenvolvimento econômico e social.

 
 Outro ponto importante é que uma leitura mais atenta da programação do FIG-2011 aponta para um crescimento incontestável em relação à edição anterior. A quantidade de atrações de nível nacional praticamente dobrou. Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Otto, Nando Reis, Frejat, Gal Costa, Bebel Gilberto, Marina Lima, Marcelo Camelo, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Robertá Sá, Margareth de Menezes, Luiza Possi, Seu Jorge, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Unidos da Tijuca, Mundo Livre S/A e Nação Zumbi. Todos eles considerados nomes de peso em qualquer evento nacional. Nunca uma edição do FIG reuniu tantos artistas de renome.

 
 Além do acréscimo na quantidade de dias, a programação dos palcos Pop e Forró também cresceu na quantidade de atrações de porte. Vários artistas com peso para se apresentarem na Esplanada Guadalajara ( e muitos já se apresentaram) este ano reforçam a grade destes dois palcos. Eddie, Mariana Aydar, Tribo de Jah, Maciel Melo, Cascabulho, Orquestra Popular do Recife e Devotos são algumas dessas atrações.

 
 Este ano, o Governo do Estado também ampliou a quantidade de material de divulgação e está, sim, fazendo uma mídia nas rádios pernambucanas. Os spots que convidam as pessoas a essa grande festa são veiculados em 36 emissoras de todo o estado, inclusive nas rádios Aleluia AM, Marano FM, Sete Colinas FM e Rádio Jornal AM, de Garanhuns.

 
 Como já era previsto pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, todas as informações relativas aos investimentos no FIG-2011 serão apresentadas à Sociedade ao término do evento, quando o balanço das ações forem concluídas. É diretriz básica do Governo de Pernambuco a rigidez no controle dos gastos públicos e a transparência na divulgação de informações.

 
 No mais, aproveitamos o espaço do seu blog para reforçar o convite à população pernambucana no sentido de que todos compareçam a Garanhuns e confiram com seus próprios olhos a grandiosidade da edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns.

 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura e Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário