segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como se rouba fácil

Blog do Magno Martins


A revista Veja traz com detalhes de arrepiar a roubalheira na era Lula. Auditoria do TCU em 142 mil contratos de compras, envolvendo gastos da ordem de R$ 100 bilhões, constatou 80 mil indícios de irregularidades graves. Dos contratos investigados, há uma extensa lista de empresas que têm parlamentares como sócios majoritários, o que é ilegal.
Foram encontrados 16,5 mil casos de licitação disputadas por empresas diferentes, mas com sócios em comum, verdadeiro conluio com o propósito de fraudar a disputa e restringir a competitividade. A gatunagem tem nuances ainda chocantes: uma única empresa venceu 12,3 mil licitações, mas depois não assinou o contrato.
Na maioria das vezes em que isso ocorre, a licitação cai no colo da segunda colocada, a chamada empresa-coelho, uma artimanha para elevar os preços. Foi descoberto, ainda, 9,4 mil casos de empresas que venderam muito mais do que previa o contrato.
Foram encontrados 1.470 contratos com empresas ficha-suja, até condenadas por improbidade administrativa. Em 733 contratos, as empresas tinham como sócios servidores do próprio órgão contratante. Em outros casos, chegou-se ao absurdo de servidores que integravam a comissão de licitação também constarem como sócios da empresa que venceu.
Por tudo isso, a presidente Dilma tem pela frente o grande desafio de ampliar para ministérios ocupados por apadrinhados de Lula a faxina rigorosa que está fazendo nos Transportes. Ou faz isso ou o seu Governo também se revelerá tão corrupto quanto o de Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário