quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sobe a 9 número de mortos pelo terremoto do sudeste da Espanha

G1.com

O número de mortos pelo terremoto que atingiu na quarta-feira a localidade de Lorca (sudeste da Espanha) subiu para nove, após o falecimento nesta quinta-feira (12) de uma mulher que estava ferida.
A mulher de 41 anos estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Arrixaca, em Múrcia.
Espanha Tremor 1 (Foto: Jorge Guerrero / AFP Photo)O terremoto deixou ainda dezenas de feridos e durante a noite 260 pessoas foram atendidas pelos serviços médicos. Segundo o diário espanhol "El País", uma pessoa continua desaparecida.
Os outros oito mortos - quatro homens, um menino e três mulheres - já foram identificados, segundo a prefeitura.
Dos 130 feridos, três estão em situação grave, mas evoluem de maneira favorável, informou o prefeito de Lorca, Francisco Jódar.
Com receio de novos tremores na Espanha, uma multidão não ficou em casa e passou a madrugada nas ruas de Lorca, cidade histórica do sudeste do país mais afetada pelo terremoto de magnitude 5,1 .
Com muita gente nas ruas, as autoridades deslocaram ambulâncias, enfermeiros, médicos e assistentes sociais para dar suporte aos que preferiram dormir ou ficar fora de casa.
Dez mil estão desabrigados ou foram desalojados. As vítimas estavam em Lorca, município que remonta ao período medieval. Houve desmoronamentos de prédios, segundo o prefeito, Francisco Jodar.
A TV local mostrou imagens de construções históricas, inclusive um campanário, destruídos na cidade, localizada a cerca de 4 km do epicentro, na região espanhola de Murcia.
Os danos foram generalizados na pequena cidade de 90 mil habitantes, segundo Jodar.
Os técnicos municipais estão analisando se os edifícios têm danos estruturais ou apenas nas fachadas.
O acesso a Lorca era muito complicado pela estrada, informou a rádio RNE.
Além de Lorca, o terremoto afetou a localidade murciana de Totana, e o tremor também foi sentido em Albacete e Vélez-Rubio, na região de Almería, informou o governo.
O tremor chegou a ser sentido inclusive na capital da Espanha, embora não tenham sido reportados danos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário