quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta quinta-feira em todo o País


Folha PE


Titulo de Eleitor (Foto: Reprodução TV Globo)Quem não votou e nem justificou a ausência em três eleições consecutivas - cada turno conta como uma eleição - tem até hoje para regularizar o títtulo de eleitor em qualquer domicílio eleitoral do País. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1.473.000 não foram às urnas nos três pleitos recentes. Já em Pernambuco, cerca de 47 mil estão nesta situação. Os eleitores que não fizerem a regularização terão seus títulos cancelados. 

Segundo Henrique Melo, funcionário da Central de Atendimento ao Eleitor no Recife, apesar de muitos títulos desregularizados, o número de pessoas que procuram os cartórios ainda é pequeno. “Aqui, era esperado o atendimento a 200 ou 300 pessoas por dia, mas muita gente ainda não compareceu. Aproximadamente 40 eleitores nos procuram diariamente para fazer esse tipo de regularização”, afirmou. Em todo País, apenas 46 mil regularizaram a situação. 

Quem não votou e nem justificou em três eleições consecutivas tem que pagar uma multa de R$ 10,50, referentes a R$ 3,50 por eleição. Contudo, Henrique Melo destacou que, mesmo correndo o risco de ter o título cancelado, o eleitor que fizer a regularização continua com a mesma inscrição. Ele ressaltou ainda que o ato pode ser feito em qualquer cartório nacional. “Mesmo estando fora do seu domicílio eleitoral, é possível quitar as multas em qualquer cartório do País”, explicou. 

Ontem, o isolador Cláudio Lourenço da Silva aproveitou a pouca movimentação da Central de Atendimento ao Eleitor no Recife e fez a regularização do seu título de eleitor. Ele já estava há três eleições sem votar e se continuasse assim poderia ter o título cancelado. Segundo Lourenço, essa é a primeira vez que ele precisou regularizar o documento, pois durante as eleições ele estava viajando. “Da primeira vez eu estava viajando, e nas outras duas eu deixei passar porque já estava desregularizado, então aproveitei para fazer tudo de uma vez”, afirmou.

Para receber a demanda esperada para hoje, os cartórios estarão abertos das 8h às 18h, sem horário de almoço. Um esquema especial foi montado para receber os eleitores. “Esperamos que amanhã (hoje) apareçam mais pessoas. Estamos preparados para recebê-los com uma equipe preparada, que vai ficar de plantão”, alertou.

Quem não regularizar o título de eleitor, poderá sofrer diversas consequências, como ser bloqueado em concursos, vestibulares e alguns empregos. Além disso, não é possível retirar o passaporte e o CPF poderá ser bloqueado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário