quinta-feira, 14 de abril de 2011

FHC só quis acordar a Oposição


Blog de Inaldo Sampaio


O Brasil é um país incrível, onde o sujeito corre o risco de ser criticado por escrever ou dizer coisas óbvias. Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e o maior líder político do PSDB, sem contar que ostenta também o título de um dos maiores sociólogos do mundo, foi atacado por muita gente do seu partido, PPS e DEM porque escreveu esta obviedade: em vez de perder tempo tentando conquistar  o “povão”, os tucanos deveriam ir atrás das classes médias, que estão órfãs.
O texto do ex-presidente foi o seguinte: “Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos. Isso porque o governo ‘aparelhou’, cooptou com benesses e recursos as principais centrais sindicais e os movimentos organizados da sociedade civil e dispõe de mecanismos de concessão de benesses às massas carentes mais eficazes do que a palavra da oposição”.
 
Algo de novo nisto? Em absoluto. Trata-se de um depoimento corajoso e verdadeiro de quem governou o Brasil durante oito anos e nunca deixou de estudar os nossos fenômenos sociais com a intenção de “acordar” o PSDB para uma realidade palpável. No entanto, a fração oposicionista que nunca entendeu os motivos da elevada popularidade do presidente Lula e sempre a encarou como um falso fato, interpretou o artigo como uma “rendição” e não (o seu real sentido) como  uma contribuição ao debate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário