quinta-feira, 28 de abril de 2011

BC sobe para 2,2% previsão de aumento da gasolina neste ano


G1.com
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu de zero para 2,2% a sua previsão de subida dos preços da gasolina no país em 2011. De acordo com a autoridade monetária, isso se deve aos "aumentos ocorridos neste ano". Para o gás de cozinha, a projeção do BC de reajuste permaneceu em zero.
"O preço do barril de petróleo do tipo Brent subiu desde a última reunião do Copom e ultrapassou a marca dos US$120, embora apresente alguma acomodação na margem. Essa alta é consistente com um quadro de aparente fortalecimento da demanda global, bem como de elevada instabilidade política em alguns países do Oriente Médio e, especialmente, do norte da África", informou o BC.
Segundo a autoridade monetária, a "complexidade geopolítica" que envolve o setor do petróleo tende a acentuar o comportamento volátil [forte oscilação] dos preços, que é reflexo, também, da "baixa previsibilidade de alguns componentes da demanda global e da dependência do crescimento da oferta de projetos de investimentos de longa maturação e de elevado risco".
O Banco Central informou ainda que as projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, para o acumulado em 2011, foram mantidas em 2,9% e 2,8%, respectivamente.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário