sexta-feira, 15 de abril de 2011

Governo brasileiro publica decreto com sanções da ONU à Líbia

G1.com


Decreto publicado no Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira (15) obriga as autoridades brasileiras a cumprir resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que impôs sanções ao regime do ditador líbio Muammar Kadhafi.O decreto é assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer. A presidente Dilma Rousseff está na China, onde participou de umfórum empresarial nesta sexta.


Aisha, filha de Muammar Kadhafi, discursa nesta sexta-feira (15) em Trípoli (Foto: AFP)A resolução contém uma lista com nomes de 16 pessoas - sete filhos de Kadhafi e líderes do regime - que deverão ser impedidas de entrar nos países que fazem parte do Conselho de Segurança. Outra lista, com nomes de cinco filhos de Kadhafi e de um comandante das Forças Armadas, trata do congelamento de recursos financeiros e econômicos que estejam nos países.Outra sanção é o bloqueio de vendas ou  transferências de armamentos ou materiais conexos para a Líbia, incluindo munições, veículos militares e fornecimento de assistência técnica e financeira e treinamento para atividades militares.
Da mesma forma, a resolução afirma que a Líbia não deverá mais exportar equipamentos militares. As autoridades brasileiras também deverão inspecionar carregamentos vindos da Líbia se tiverem suspeita de que contêm armamentos. A resolução decidiu ainda enviar a situação da Líbia ao Tribunal Penal Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário