quinta-feira, 28 de abril de 2011

TRE iniciará nova etapa de identificação biométrica de eleitores no Estado


Folha PE

A implantação da identificação biométrica dos eleitores terá uma nova etapa em Pernambuco, a partir da próxima terça-feira, nos municípios de Aliança (dia 2 de maio), Macaparana (3) e Catende (7). Ain­da no mês de maio, Vicência e Sanharó serão contemplados com o sistema tecnológico. O recadastramento já vem sendo feito em Caruaru, desde fevereiro, e a meta é levar o novo sistema a todo o Estado. Os eleitores que não se cadastrarem, até 19 de dezembro, terão os seus títulos cancelados. 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Paes Barreto, elencou ontem a implantação das urnas biométricas como uma prioridade da sua gestão à frente do órgão. O desembargador saiu em defesa da nova tecnologia e assegurou que ela representará um grande avanço na realização do processo eleitoral. “O sistema biométrico é quase perfeito, só não digo que é perfeito porque isso é praticamente impossível”, garantiu. 

Entre os benefícios trazidos pelas implantação das urnas, segundo Paes Barreto, está a redução da flutuação de títulos eleitorais. De acordo com o desembargador, a biometria torna a identificação de eleitores mais ágil e confiável. “São vários os municípios onde as pessoas mudam os seus distritos eleitorais. Existem casos, principalmente em cidades de pequeno porte, onde as pessoas votam em dois ou três municípios, oferecendo voto a diversos candidatos. A biometria fideliza a votação nesses locais e torna praticamente impossível essa prática”, garantiu, destacando que, sempre ao fim do recadastramento, há queda no número de eleitores. 

É o caso de quem utiliza documentos falsos para votar em mais de um município. Como a tecnologia utiliza a identificaçãopor meio da impressão digital, a fiscalização de fraudes será mais eficiente e imediata. 

Outra vantagem apresentada pelo presidente do TRE é a redução nos custos com o processo eleitoral. Segundo Paes Barreto, o gasto inicial para implantação da nova tecnologia é alto, mas os custos com a realização das votações caem em R$ 26 milhões, a cada pleito. 

Os esclarecimentos foram re­­passados durante visita de cortesia à Folha de Pernambuco. O encontro foi acompanhado pelo ouvidor do TRE, Stênio Neiva; o corregedor-geral do Tribunal, Carlos Damião Alves; e o empresário Lourenço de Oliveira. A recepção foi feita pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro; o diretor Executivo Paulo Pugliesi, e o diretor Comercial José Americo. Na ocasião, Ricardo Paes Barreto fez o convite para sua pos­se festiva, no dia 5 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário