A viagem do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Irã neste fim de semana pode ser a última chance que o governo iraniano tem para dialogar com o mundo antes da sofrer mais sanções por causa de seu controvertido programa nuclear, informou um funcionário americano nesta quinta-feira.
'Acredito que devemos considerar a visita de Lula como uma última tentativa de diálogo', afirmou um graduado funcionário do Departamento de Estado sob condição de anonimato.
Lula visita o Irã no domingo e na segunda, depois de viajar à Rússia e ao Catar. Nesta quinta-feira ele chegou à capital russa, Moscou, em uma visita oficial cujo objetivo é impulsionar a cooperação bilateral, a reforma das Nações Unidas e do sistema financeiro internacional e o diálogo com o Irã.
Lula defende as atividades nucleares do Irã, dizendo que o país tem direito à energia atômica. Na quarta-feira, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, garantiu ao presidente Lula o total apoio aos esforços do Brasil para convencer autoridades iranianas a responder plenamente aos pedidos da comunidade internacional sobre o programa nuclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário