quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Um novo Estado brasileiro está surgindo na Amazônia


Blog do Magno Martins

Trinta e nove municípios localizados nas regiões sul e sudeste do estado do Pará podem formar um novo estado brasileiro: Carajás. No entanto, o caminho ainda é longo para se bordar mais uma estrela na bandeira nacional. O novo estado só poderá existir se aprovado em plebiscito pelos moradores da região. Antes, porém, a Câmara dosDeputados precisa autorizar a realização da consulta. 

Nesta quarta, a Comissão de Finanças e Tributação da casa deu parecer favorável à adequação financeira do projeto. A Assembleia Legislativa do Pará terá dois meses para se pronunciar sobre a proposta. O Plebiscito ser
á realizado seis meses após a aprovação pela Câmara darealização da consulta popular.

O próximo passo é o parecer da Comissão de Constituição e Justiça para, em seguida, o plenário da Câmara votar pela realização do plebiscito ou não. Aprovado na consulta popular, a questão volta para o Congresso, onde será votada a lei complementar que reconhece Carjás como mais uma unidade da federação. Se aprovado, o novo estado terá cerca de 1,3 milhão de habitantes e sua principal cidade será Marabá, com cerca de 200 mil pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário