quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SHOPPING DEVE GERAR MAIS DE 3 MIL EMPREGOS

Blog do Roberto Almeida




Foi uma noite inesquecível na AGA. Empresários da cidade, como Jânio Almeida, associados com empreendedores do Recife, Alagoas e São Paulo, anunciaram um arrojado projeto de construção do Shopping Center Garanhuns. Mais de 600 pessoas compareceram ao evento, entre comerciantes, autoridades, profissionais liberais, representantes da imprensa, políticos e toda a nata da sociedade local. O prefeito Luiz Carlos estava visivelmente emocionado e satisfeito, mostrou isso no seu discurso, enquanto na plateia o sentimento era de otimismo, satisfação, orgulho e pessimismo por parte de alguns. Segundo os responsáveis pelo futuro centro comercial, porém, ele vai gerar dois mil empregos durante a fase de construção, 1.200 oportunidades de trabalho nas lojas, quando estiverem todas funcionando e mais 800 ocupações temporárias, que deverão atender, prioritariamente o povo da Suíça Pernambucana.

O projeto é bonito, moderno e certamente vai proporcionar um visual ainda mais charmoso à entrada da cidade. Embora não tenha sido feito uma confirmação oficial, deu-se a entender que o Shopping terá grandes marcas nacionais e internacionais como a MacDonalds, Americanas, Riachuelo, Marisa, Centauro, além de três salas de cinema (uma delas em 3D). Os apresentadores da solenidade asseguraram, não se sabe se para fazer marketing, que 70 lojas do novo centro de compras já estão garantidas. No total serão 124 estabelecimentos, com quatro âncoras, três mega lojas e a promessa de um hipermercado.
A idéia inicial do Shopping foi do empresário garanhuense Jânio Almeida, que ao buscar parceiros fora da cidade encontrou pessoas que acreditaram na proposta, contrataram pesquisas do mercado e comprovaram com números a viabilidade do empreendimento. Na opinião do prefeito Luiz Carlos e de outros que discursaram, o Centro Comercial será um "divisor de águas", separando a Garanhuns do passado e do presente da "Garanhuns do futuro".

O Shopping Center Garanhuns será construído, num prazo de 18 meses, com inauguração prevista para 2012, nas imediações da antiga fábrica da Pinga Nordestina. Toda aquela área em torno da rodovia será transformada, com intervenções do poder público e da iniciativa privada que possibilitarão uma aspecto mais moderno à cidade. Faz parte do projeto, ainda, a construção de um prédio comercial de porte, hotel, centro de convenções e conjuntos residenciais para as classes média e alta.

Caso tudo seja realizado como está no papel ou nas imagens dos computadores, Garanhuns poderá realmente ganhar um novo status comercial dentro de pouco tempo. Irá fixar a população local, que não precisará ir a Maceió, Caruaru ou Recife para uma visita aos shoppings, atrairá moradores de todo o Agreste Meridional e outras regiões, irá fortalecer toda a economia do município e certamente terá um crescimento menos tímido - nas áreas social, política, econômica e populacional - em relação ao que vem sendo mostrado nas últimas décadas. 

O projeto que nos foi apresentado é muito bom e bonito. Vamos torcer para que seja concretizado tal qual o vimos e Garanhuns possa se orgulhar de estar se equiparando as demais cidades médias de Pernambuco e outros Estados nordestinos.(Foto: David Melo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário