terça-feira, 16 de novembro de 2010

Após viagem e descanso, Dilma começa a definir equipe do novo governo


R7

Eleita presidente no final de outubro, Dilma Rousseff (PT) começa nesta terça-feira (16), enfim, a tratar de como será o seu futuro governo. Após a maratona da campanha eleitoral, Dilma descansou três dias no litoral da Bahia antes de realizar sua primeira viagem internacional como presidente eleita, quando acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do G-20, na Coreia do Sul.
Agora, quando efetivamente começará a trabalhar com a equipe de transição e dar expediente no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) - local que abrigará a equipe -, a escolha dos nomes que vão compor o grupo será a primeira tarefa.
Ao longo da semana passada, o presidente do PT e um dos coordenadores da transição, José Eduardo Dutra, fez diversas reuniões com os 11 partidos da coligação que elegeu Dilma presidente. A partir dos pedidos e reivindicações que ouviu, Dutra elaborou um documento que será apresentado a Dilma. As legendas, além de pretenderem manter seus atuais cargos – entre ministérios, estatais e postos de nomeação política – pediram mais espaço dentro no novo governo. A prioridade de Dilma, no entanto, deverá ser a montagem da equipe econômica. Ela antecipou para até o dia 20 o anúncio dos titulares dos postos mais importantes do governo. Com a divulgação dos nomes, a presidente eleita sinaliza aos mercados interno e externo os rumos que pretende dar à política econômica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário