segunda-feira, 17 de maio de 2010

Irã aceita acordo com Turquia e Brasil

Acordo foi anunciado nesta segunda-feira (17) após negociações.
Ministro turco disse que não há mais justificativas para sanções contra o Irã.
Do G1, com informações da Reuters

O Irã concordou em fazer a troca de combustível nuclear na Turquia, anunciou nesta segunda-feira (17) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast. O acordo sobre o enriquecimento de urânio iraniano foi assinado nesta segunda após reuniões realizadas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã.

Segundo o acordo, o Irã enviará 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento para a Turquia, que devolverá o material enriquecido para um reator de pesquisas do Irã. Depois de até um ano, o Irã deverá receber 120kg de urânio enriquecido a 20%. De acordo com o porta-voz do ministério das Relações Exteriores iraniano, o urânio enriquecido estará sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica na Turquia

Após a assinatura do acordo, o ministro de Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, disse que não há mais justificativas para outras sanções e pressões das Nações Unidas sobre o Irã a respeito da questão nuclear. Os EUA ainda não se pronunciaram sobre o acordo.

Assim que assinou o acordo, o presidente iraniano iniciou ligações rápidas para os países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra), além da Alemanha. “É o momento de esses países iniciarem conversas com o Irã baseadas na honestidade, Justiça e respeito mútuo”, disse.


Um comentário:

  1. Mais um gol de Lula no Cenário mundial. Que cada vez mais de destaca como bom político mesmo sem ter grandes conhecimentos.

    ResponderExcluir