segunda-feira, 31 de maio de 2010

AESGA VOLTA A BRILHAR NAS PISCINAS


Marcando presença na 3ª edição da Copa Agreste de Natação, numa realização do SESC Garanhuns, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) é, mais uma vez, destaque em competições locais.

Representada pelos atletas Klayton Danata, 34 anos, e Pedro Vieira, 4 anos, a equipe da AESGA conquistou 8 medalhas de ouro na Copa. Destas, a medalha de ouro na prova 12,5m crawl foi para o pequeno Pedro, ficando as outras sete medalhas para o nadador Klayton, alcançadas nas provas 50m, 100m, 200m-nado de peito, 50m borboleta, 400m livre, 100 madley e revezamento 4x50m.

A Equipe de Natação da Autarquia continua em primeiro lugar no Ranking e mantém-se nesta posição desde 2006, quando tiveram início as competições. Este ano o destaque foi o atleta Pedro Vieira, de apenas 4 anos, na categoria botinho. “Fiquei muito feliz com a participação do peixinho “Pedro Vieira”, pois o tempo não pára e temos pensar adiante e ter que nos substitua a altura. É preciso renovar e por isso aposto nele”, ressalta Klayton Danata.

A equipe de Natação da AESGA continua invicta. Agora, os atletas se preparam para a competição Pernambucana Contra o Cronômetro, que será em Recife, no mês de novembro. Em seguida, Klayton Danata segue para Fortaleza, onde disputará o 48º Brasileiro de Natação, na categoria máster.


PM monta esquema de guerra para evitar arrastões

Folha de Pernambuco

Um verdadeiro esquema de guerra foi montado, ontem, no bairro de Boa Viagem, no Recife, a fim de evitar novos arrastões, semelhantes aos que aconteceram nos últimos dois domingos. Um total de 80 policiais militares do 19º BPM e Batalhão de Choque participaram da Operação Risco Zero, realizada durante todo o dia e início da noite de ontem. Dez pessoas foram detidas durante a ação, entre elas, seis adolescentes. Um grupo, com cinco pessoas, foi capturado portando duas bombas de fabricação caseira e uma pequena quantidade de maconha. Os suspeitos seguiam dentro de um ônibus na avenida Herculano Bandeira, no bairro do Pina, quando foram abordados e flagrados com os artefatos e entorpecente. Mais quatro jovens também foram apreendidos cheirando cola de sapateiro em vias do bairro.

Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi utilizado para ajudar no monitoramento e vigilância das principais ruas. A polícia, além de revistar passageiros de todos os transportes coletivos que seguiam com destino a Boa Viagem, ainda trabalhou com homens do Serviço Reservado nos principais terminais de integração do metrô localizados próximos ao bairro. Para o comandante do 19° BPM, Paulo Figueirêdo, o maior número de PMs nas ruas evitou que novos arrastões acontecessem. “Esse foi um trabalho de prevenção. A operação inibiu a presença dos grupos criminosos nas ruas e no shopping, como havia acontecido nos últimos dois domingos”, comentou o comandante.

Matéria Completa na Folha de Pernambuco de hoje

Briga entre ministros é motivada pela nomeação de juízes

Escrito por Magno Martins

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes está irritado com atuação de juízes auxiliares do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nomeados pelo atual presidente do STF e do órgão, Cezar Peluso. Na avaliação de Mendes, segundo a Folha apurou, esses juízes auxiliares causam "intrigas" entre as gestões dos dois colegas. Essa é a razão da troca de e-mails em tom ríspido entre Mendes e Peluso, revelada ontem pela Folha. Mendes escreveu a Peluso porque tomou conhecimento de que havia sido criticado, na frente dos demais 14 conselheiros do CNJ, pelos gastos do órgão com diárias e passagens do programa do mutirão carcerário - menina dos olhos de Mendes.

Para Mendes, segundo a reportagem apurou, os juízes nomeados por Peluso estariam lhe passando "informações equivocadas" sobre sua gestão para causar intriga. De acordo com relatos, decisões do CNJ contrárias ao Tribunal de Justiça de São Paulo também podem ter levado ao desentendimento. Peluso nomeou 11 juízes auxiliares para atuar no órgão. O secretário-geral, Rubens Rihk Pires Corrêa, e outros três magistrados vêm do tribunal paulista e, por conta disso, o CNJ passou a ser chamado de "Conselho Paulista de Justiça" pelos críticos.(Informações da Folha de S.Paulo).



Jarbas quer fazer convenção em Caruaru

Postado por Francisco Ludermir
Blog do Jamildo

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) avalia a possibilidade de realizar sua convenção, dia 18 de junho, em Caruaru (Agreste). Três seriam os motivos: a cidade é base eleitoral da sua vice, a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), foi um dos municípios mais beneficiados pela obra de maior visibilidade da sua gestão no governo: a duplicação da BR-232, e colocaria em evidência sua candidatura no interior, já que tem maior inserção na Região Metropolitana. A assessoria do senador informou que não está definido o local, mas confirmou a hipótese de acontecer em Caruaru.

Jarbas colocou como prioridade de momento montar sua equipe de campanha. E apesar de negar pressa, uma das suas metas também é a definição do segundo candidato ao Senado na chapa, o primeiro nome é o do senador Marco Maciel (DEM), candidato à reeleição. Jarbas afirmou que “o ideal” seria um nome do PSDB: os deputados federais Bruno Rodrigues e Bruno Araújo são os cotados. Mas também citou o deputado federal Raul Jungmann (PPS) com condições de encarar a missão.

O almoço oferecido por José Mendonça, na fazenda dele em Belo Jardim (Agreste), sábado, foi encarado por aliados como uma reedição do encontro ocorrido em 1993, no mesmo local, que simbolizou o nascimento da União Por Pernambuco. O próprio Jarbas comentou que as coincidências traziam “bons fluidos” à sua campanha.(G.O.)
 

Colunista do ''Estadão'' diz que Marco Maciel é uma das opções para vice de Serra

Escrito por Inaldo Sampaio

Na coluna “Direto de Brasília”, assinada pelo jornalista João Bosco Rabello, o jornal “O Estado de São Paulo” afirma que “o ‘não’ definitivo de Aécio Neves (dizendo que não quer ser vice de Serra de jeito nenhum) empresta objetividade ao Plano B dos tucanos, que pode ser o senador Marco Maciel, titular do cargo nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso”.

E continua: “Ele (Maciel) volta a ganhar força por aglutinar o DEM em torno do seu nome, mas são mencionados ainda o ex-presidente do PSDB, Pimenta da Veiga, e a senadora Kátia Abreu (DEM-TO)”.

Coincidência ou não, durante sua passagem pelo Recife na última sexta-feira, Serra disse que Marco Maciel criou no Brasil um novo “padrão” de vice: discreto, cooperativo e de confiança. Sendo assim, poderia chamá-lo logo para ser seu vice em vez de estar perdendo tempo com Aécio, Francisco Dornelles e Tasso Jereissati.


Jarbas x Eduardo: "Ele tem mais prefeitos. Povo a gente decide"

Escrito por Magno Martins

Do governador Jarbas Vasconcelos, em entrevista de Gilberto Prazeres, na Folha de Pernambuco de hoje, batendo no governador Eduardo Campos, explicitando o que considera falhas em muitas áreas de sua gestão:

Alianças:

“Ele pode ter mais prefeitos, mais pessoas (lideranças), mais políticos... Povo mesmo, a gente vai decidir agora. A campanha está começando. Pode ser que numa pesquisa agora, ele tenha muito mais eleitores, mas eu, há três semanas, nem era candidato”.

“Disputei dez eleições e perdi duas. Ganhei oito. Sou conhecido no Estado, fui prefeito da Capital, fui governador de Pernambuco - eleito com mais de um milhão de votos de diferença -, fui reeleito... O primeiro reeleito da história do Estado”.

Violência

“O Governo fala muito”, iniciou, para depois dar sequência: “Ele diz que faz, mas muitas das propagandas do Governo não colam com a realidade. Por exemplo, o combate à violência. É possível que o governo aqui e acolá, como também teve no meu período, possa apresentar uma queda do índice de homicídio, mas se você tem 3.800 mortos e, no ano seguinte morreram 3.600, não se pode estar se vangloriando com isso”.

Educação

“Se tem uma rede escolar hoje profundamente irritada com o Governo. Eu encontrei professores aqui, em Belo Jardim. Parei para lanchar e encontrei um grupo de professores que tiveram redução de salário. Não cola dizer que a Educação vai bem e você ter um quadro como esse”.

Saúde

“Eu não teria feito hospitais novos. Eu teria investido nos que existem. Hospital da Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas... Quem tem uma rede com HR, HGV, AM, Otávio de Freitas não pode estar pensando em criar novos hospitais, gerando novas despesas, se você não faz a modernização, a atualização, a adequação do HR e não toma outras providências com HGV e Agamenon Magalhães”.


HOJE 31 DE MAIO SE COMEMORAM O DIA DO COMISSÁRIO DE BORDO E O DIA DO ESPÍRITO SANTO



COM JARBAS

Escrito por Magno Martins

José Mendonção reuniu mais de 300 lideranças do Interior em apoio à candidatura de Jarbas a governador, sábado passado, em sua fazenda de Belo Jardim. Entre as lideranças mais festejadas o vice-prefeito de São Bento do Una, José Almeida, que havia sinalizado apoio à reeleição do governador Eduardo Campos. É um dos maiores avicultores do Nordeste.



Marina pede para crentes não 'satanizarem' seus adversários

Blog do Jamildo

A pré-candidata do Partido Verde à Presidência da República, Marina Silva, participou do culto da igreja Assembleia de Deus em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e pediu para que os crentes não "satanizassem" os seus adversários nas eleições, como Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). "O mesmo Deus que me ama, ama Dilma, ama Serra e ama Plínio (Plínio de Arruda Sampaio, virtual candidato à presidência pelo PSOL)".

Marina, evangélica e missionária da Assembleia de Deus, chegou um pouco antes das 9 horas e foi homenageada pelos evangélicos. Depois, conduzida junto aos pastores que representavam perto de 20 assembleias em municípios do interior de São Paulo. Ela ouviu a pregação e depois ocupou o púlpito por 40 minutos em que fez um resumo de sua trajetória de vida e começou contando sobre "a vontade" de se alfabetizar aos 16 anos de idade. Falou que chegou a ser desenganadas pelos médicos com a malária e hepatite antes de concluir sua graduação em história.

Em uma conversa rápida com a imprensa, Marina foi questionada se temia ser apontada por usar o púlpito como palanque. "Não temo por questões de princípios, a minha fé é publica, todos me conhecem", declarou. "Sou o que sou desde quando eu era cristã católica. Nós somos um Estado laico e isso é muito positivo tanto para quem crê como para quem não crê, ou é evangélico, como para espírita, como para católico ou qualquer pessoa".

Quanto ao caso da intermediação através do presidente Lula entre Irã e Turquia para trocas de componentes atômicos, a pré-candidata Marina Silva disse que " o diálogo em busca da paz é sempre bom. Mas temos que ser cautelosos" falou. "O Irá já se comprometeu, ano passado, com a Rússia e a França e não cumpriu", disse. "Estamos na expectativa de paz".

Marina Silva não participou das prévias das convenções do PV programada para o início da tarde em Campinas. Ela disse que retornaria a Brasília ainda neste domingo, sem explicar o motivo. A ex-senadora está na região de Campinas desde a manhã de sábado, quando participou de caminhada pelo centro da cidade e de lançamentos de pré-candidatos a Câmara federal.
 

Lula não pode impor alianças, diz líder do PT no Maranhão

Escrito por Magno Martins

O vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato, é um dos críticos das investidas para tentar levar o partido a apoiar a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Lobato, que tem 24 anos de militância política, afirma que nem Lula nem ninguém pode impor uma vontade ao partido.

"A aliança não é com o PMDB no Maranhão, é com o presidente do Senado [José Sarney]", afirmou o petista à Folha. Sobre a suposta compra de votos de delegados petistas favoráveis à candidatura de Flávio Dino (PC do B), o petista afirma que "está havendo negociação a partir de cargos e de promessa de emprego". E defende uma investigação: "Tem que apurar".


domingo, 30 de maio de 2010

Documentos da PF batem com opinião de Serra sobre a Bolívia

Escrito por Magno Martins

Documentos oficiais produzidos pelo governo durante a gestão do presidente Lula reforçam a acusação de José Serra (PSDB) contra o governo da Bolívia, informa reportagem de Josias de Souza hoje na Folha de S.Paulo. O pré-candidato acusou o governo boliviano, na última quarta-feira, de ser "cúmplice" dos traficantes que enviam cocaína para o Brasil. Em reação, a rival petista Dilma Rousseff disse que Serra "demoniza" a Bolívia. Dados colecionados pelo governo, porém, avalizam a versão do tucano.

Sob condição de anonimato, uma autoridade da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal falou à Folha que, segundo relatórios oficiais da PF, 80% da cocaína distribuída no país vem da Bolívia -a maior parte na forma de "pasta". O refino é feito no Brasil.

Para a PF, a evolução do tráfico revela que há "leniência" do país vizinho. Serra usara uma expressão análoga: "corpo mole".

A PF atribui o fenômeno a aspectos culturais, pois o cultivo da folha de coca é legal na Bolívia. O produto é usado de rituais indígenas à produção de medicamentos. Seu excedente abastece o tráfico.

Vettel bate em Webber, e a vitória cai no colo de Lewis Hamilton na Turquia

Inglês lidera dobradinha da McLaren, que teve Jenson Button em segundo. Felipe Massa chega em sétimo, uma posição à frente de Fernando Alonso
Por GLOBOESPORTE.COM

Istambul, Turquia

Os dois primeiros terços do GP da Turquia indicavam uma corrida monótona, com trocas de posições apenas nos boxes. Os carros da RBR e da McLaren andavam muito próximos, mas sem tentarem nada mais ousado. Tudo isso até a freada para a curva 12, na 40ª volta. Sebastian Vettel, que vinha em segundo, tentou a ultrapassagem. Mark Webber defendeu corretamente, mas o alemão voltou com o carro para cima do australiano e os dois bateram. Com a confusão, a vitória caiu no colo de Lewis Hamilton, que ainda se defendeu de forma belíssima de um ataque de Jenson Button. O atual campeão completou a dobradinha da McLaren em segundo.

Webber, que voltou à pista e teve de fazer um pit stop extra para trocar a asa dianteira, ainda conseguiu a terceira posição da corrida. Já Vettel abandonou no mesmo momento, na curva 12. Irritado, o alemão saiu do carro fazendo gestos de que o colega de equipe era maluco e chegou aos boxes se negando a dar entrevistas. Após alguns minutos no motorhome, voltou, falou com os jornalistas, mas manteve uma postura mais defensiva, talvez alertado por algum dirigente.

Felipe Massa, que largou em oitavo, lucrou com a confusão das RBRs e chegou em sétimo, uma posição à frente do companheiro Fernando Alonso, o oitavo. O espanhol saiu em 12º e ganhou posições nos boxes. A cinco voltas do fim, foi ousado e ultrapassou Vitaly Petrov, da Renault, com direito até a um toque, que furou o pneu do russo.

Os outros brasileiros acabaram fora da zona de pontuação. Rubens Barrichello, com a Williams, perdeu cinco posições na largada e acabou apenas em 14º. Lucas di Grassi, da VRT, chegou a disputar com os carros da Hispania e acabou no 19º e penúltimo lugar. Já Bruno Senna, que fazia uma ótima corrida para os padrões de sua péssima equipe, acabou tendo de abandonar a prova por causa de um problema mecânico.


ESPORTES: Sport perde do Bahia e amarga a quarta derrota na Série B

Folha de Pernambuco

Bahia 2 x 0 Sport
Sport não consegue bater o Bahia no estádio Pituaçu, em Salvador, e volta pra Recife com a quarta derrota em cinco jogos no Campeonato Brasileiro da Série B 2010. Até agora o Leão só conseguiu um empate na competição, somando apenas um ponto dos 15 que disputou. A equipe tem ainda dois jogos até a pausa para a Copa do Mundo, jogos esses em que já estará sob o comando do novo técnico Toninho Cerezo.

Do lado do Bahia, o resultado garantiu ao time a primeira colocação na Série B. O resultado foi alcançado com gols de Rogerinho, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Ávine, aos seis minutos do segundo.


Segundo candidato ao senado ainda a ser escolhido

Por Gilberto Prazeres
Folha de Pernambuco

Em meio aos questionamentos de que o PSDB – maior incentivador da candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Governo do Estado – estaria “fazendo corpo mole” para ingressar na chapa majoritária encabeçada pelo peemedebista, o senador Sérgio Guerra (presidente nacional da sigla) assegurou que o seu partido deixará o ex-governador livre para indicar seu escolhido para ocupar a segunda vaga de senador, ainda em aberto. O tucano disse ainda que a sua sigla acatará a decisão seja ela qual for.

“A condução é de Jarbas. Quem ele escolher será o candidato. Qualquer um”, garatindo que ,se a opção do peemedebista for por um dos dois deputados federais tucanos, Bruno Rodrigues ou Bruno Araújo, o escolhido terá que aceitar. Entretanto, Guerra, assim como outros aliados, parece apostar mais na possibilidade do deputado federal Raul Jungmann (PPS) ser anunciado como o ideal para o cumprimento da missão.

Ontem, durante o laçamento de sua pré-candidatura, Jarbas rasgou elogios ao pós-comunista, frisando que ele reúne as principais condições para ingressar na luta pelo Senado. Jungmann foi descrito como ousado, fluente e agregador pelo peemedebista. Ao ficar sabendo do adjetivos que lhe fora atribuído, o deputado federal concordou possuí-los.



Aécio ainda é assombração para o PT e o Planalto

Escrito por Magno Martins

Assombração:  Por mais enfáticas que sejam as negativas públicas e privadas de Aécio Neves, o Planalto e o PT ainda não se tranquilizaram de todo. O medo de que o ex-governador de Minas venha a aceitar ser vice na chapa de Serra é real -e supera qualquer outro.

Falei primeiro A ênfase que Dilma passou a dar em sabatinas e outros eventos ao assunto remédios, martelando a tecla da desoneração da indústria farmacêutica como forma de reduzir preços, é tentativa de se antecipar ao discurso de Serra, ex-ministro da área. O petistas juravam que saúde, e não segurança, seria o mote inaugural do tucano na campanha.(Painel - Folha de S.Paulo)


Jarbas demonstra otimismo nas próximas pesquisas

Folha Digital
Por Gilberto Prazeres


Um dia após a festa de lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) demonstrou otimismo com relação ao posicionamento que possivelmente será expressado pelo eleitor pernambucano nas próximas pesquisas sobre a corrida sucessória. O peemedebista deu a entender que espera pelo resultado de consultas - que devem ser aferidas nos meses de junho e julho -para definir o perfil de sua campanha, destacando que o “antigo quadro”, que apresentava apenas o governador Eduardo Campos (PSB) como único candidato, já faz parte do passado. E que os progrnósticos ligados a esse cenário não devem ser levados em consideração.

“Vamos esperar as pesquisas de junho e julho. Não dá par avaliar nada agora”, afirmou Jarbas Vasconcelos, ressaltando, mais uma vez, que a sociedade ainda não tinha sido apresetada a sua postulação. “Até o dia 7 (deste mês), eu não era candidato”, lembrou, o senador durante almoço que fora oferecido em sua homenagem pelo deputado federal José Mendonça (DEM), na fazenda do democrata, no município de Belo Jardim.

O evento, que contou com as presenças de praticamente todas as lideranças mais expressivas da oposição no Estado, foi prestigiado por cerca de 300 pessoas. Na ocasião, prefeitos, vereadores e ex-prefeitos de partidos que compõem o bloco que dará sustentação à candidatura de Jarbas ao Governo reafirmaram apoio ao peemedebista, prometendo “cair em campo” no confronto com o governador Eduardo Campos.

Quatro acertam a Mega-Sena e levam R$ 8 milhões cada

545 apostas acertaram a Quina e levaram mais de R$ 5 mil.
Prêmio do próximo sorteio será de R$ 2,5 milhões.
Do G1, em São Paulo

Quatro apostadores acertaram as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) no sorteio deste sábado (29), pelo concurso 1.183 da Mega-Sena. Da bolada de R$ 34 milhões prevista para o concurso, cada um levará R$ 8.393.631,32.

Confira os números sorteados: 05 - 10 - 12 - 20 - 29 - 37

Segundo a Caixa, 545 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 5.264,03. Outras 21.948 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 186,73. O prêmio para o próximo sorteio da Mega-Sena será de R$ 2,5 milhões.

Desmentido dos EUA irrita governo brasileiro e tensiona relações

Escrito por Magno Martins

O governo brasileiro ficou extremamente irritado com a tentativa dos Estados Unidos de desmentir a carta enviada pelo presidente Barack Obama ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao acordo de troca de combustível nuclear do Irã. Uma entrevista concedida ontem por funcionários americanos voltou a inflamar as divergências entre Brasil e Estados Unidos.

'Causa estranheza ouvir de representantes do terceiro ou quarto escalão do governo dos EUA frases que põem em dúvida o que a mais alta autoridade americana afirmou, por meio de carta, ao presidente de outro país', disse ao Estado um alto funcionário do governo brasileiro.

Na carta, segundo o Itamaraty, o presidente americano estimulava o líder brasileiro a alcançar o acordo de troca de combustível nos mesmos moldes do proposto em outubro ''O tempo invalidou a proposta original e isso não foi considerado na declaração de Teerã'', disse o funcionário americano. O Itamaraty aponta que nada disso estava dito na carta, que mencionava os mesmos 1.200 quilos de urânio. Os americanos disseram que nunca 'pediram aos brasileiros que saíssem negociando em nome dos americanos'.

O governo brasileiro não entende se houve arrependimento dos americanos em relação à carta, ou se há grandes divisões dentro do governo americano sobre a questão iraniana. Para eles, questões de política interna estariam se sobrepondo à orientação da política externa.

Lobbies

A secretária de Estado Hillary Clinton, mais linha-dura em relação ao Irã, também estaria sendo pressionada por lobbies dentro do país, importantes para arrecadação de recursos para a eleição legislativa de outubro nos EUA. Com isso, o país estaria abandonando seu viés mais negociador, diplomático, na questão iraniana. (Informações de O Estado de S.Paulo)


sábado, 29 de maio de 2010

Uma grande largada

Escrito por Magno Martins

O ato que oficializou a candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) a governador, ontem, no Chevrolet Hall, superou todas as expectativas da oposição, não apenas em termos de público, mas também em entusiasmo. Segundo a coordenação, cerca de oito mil pessoas estavam presentes. E, com tamanha animação, que levou José Serra a pedir a palavra a Jarbas, logo após o discurso do senador, para anunciar outra promessa – a de vitalizar a Sudene em seu governo.

Estava tão embalado pelo calor da emoção que disse se eleito na prática seria, nos primeiros seis meses de gestão, presidente da República e da Sudene, para bombar a instituição.

Mega-Sena sorteia R$ 34 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília).
Na poupança, prêmio pode render cerca de R$ 170 mil por mês.
Do G1, em São Paulo

A Mega-Sena sorteia, neste sábado (29), o prêmio de R$ 34 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria. O sorteio do concurso 1.183 acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as lotéricas do país.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o prêmio acumulado seria possível comprar mais de mil carros populares ou um prédio inteiro com 17 andares e 10 apartamentos por andar, considerando apartamentos de R$ 200 mil a unidade.

Já se aplicada na poupança, a bolada renderia, ainda segundo a Caixa, cerca de R$ 170 mil por mês.


Procurador pede ao TSE multa para Lula, Dilma e PT

Escrito por Magno Martins

O procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, apresentou ontem no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma representação com pedido de multa contra a pré-candidata petista Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT por propaganda eleitoral antecipada, informa a Folha de S.Paulo deste sábado. Segundo o procurador, Lula ocupou metade do programa veiculado há cerca de duas semanas para traçar a trajetória da ex-ministra da Casa Civil, sua capacidade, suas ideias e opiniões.

'No esforço para exaltar seu nome, valeu até a comparação com o líder sul-africano Nelson Mandela', afirmou Gurgel na representação apresentada ao tribunal. Ontem mesmo, o corregedor-geral eleitoral e ministro do TSE Aldir Passarinho Junior, abriu prazo de cinco dias para que os acusados apresentem defesa. O TSE já multou quatro vezes o presidente Lula, duas vezes Dilma e uma vez o PT. Serra e DEM ainda não foram punidos pelo tribunal


Náutico empata com América de Natal nos Aflitos

Folha de Pernambuco

Náutico 2 x 2 Atlétic/RN


Apesar de começar o jogo ganhando, marcando logo aos 12 minutos do primeiro tempo, e abrir a diferença de 2x0 aos 23 minutos do segundo, a equipe do Náutico fraquejou contra o Atlético de Natal após a expulsão do zagueiro Walter (13' do segundo tempo) e deixou o time do Rio Grande do Norte empatar nos últimos 15 minutos de partida. O Timbu agora joga na terça-feira fora de casa, em São Paulo, contra o São Caetano.


Sem recursos, Marina vê debandada de aliados para adversários

Escrito por Magno Martins

A falta de recursos e o assédio de grandes partidos a pré-candidatos do PV aos governos estaduais ameaçam deixar a presidenciável Marina Silva sem palanques regionais antes mesmo do início oficial da campanha, segundo informa a Folha de S.Paulo. Os verdes tentam evitar uma debandada, mas já admitem perder espaços importantes para os adversários José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Isso compromete a estratégia de lançar chapas próprias em todo o país para garantir visibilidade e tempo de TV a Marina.

Sem dinheiro ou chance de vitória, militantes verdes que concorreriam "no sacrifício" têm dado sinais de que podem desistir. Em Estados onde o PV conseguiu definir chapa própria o problema é outro: evitar que os pré-candidatos a deputado e senador abandonem a presidenciável para se aliarem informalmente a legendas maiores. "Há um processo de cooptação em curso em todo o país. É um problema grave, que nos atormenta", admite Alfredo Sirkis, coordenador da campanha de Marina.


Deve sair do PSDB o 2º senador de Jarbas


Coluna da Folha de Pernambuco

Conforme já era esperado, Jarbas Vasconcelos confirmou ontem que a deputada Miriam Lacerda será o vice de sua chapa. Ela é filiada ao DEM e preservará a mesma configuração da chapa majoritária de 2002 quando o candidato foi Mendonça Filho. Só falta agora a definição do segundo candidato senador, que ele vai insistir até à última hora para que seja alguém do PSDB. Em 2002 foi Sérgio Guerra e se tudo ocorrer como planejado o de 2010 será um dos dois Brunos: Araújo ou Rodrigues.

Seria negativo para Jarbas não ter o PSDB na sua chapa, pois além de ser considerado o maior partido de oposição do país é também a legenda que abriga o candidato a presidente José Serra. Esta aliás foi a única razão pela qual o companheiro de chapa de Marco Maciel não foi anunciado ontem junto com a candidata a vice. Jarbas está tentando convencer Sérgio Guerra a bancar a indicação de um daqueles dois parlamentares, embora a prioridade deles seja a renovação dos seus mandatos.

Caso nenhum dos dois tope o “sacrifício”, a bola da vez será Raul Jungmann, presidente estadual do PPS. Jungmann aceita de bom grado ser o candidato e tem mais visibilidade metropolitana que os dois Brunos porque já foi ministro de estado e é quase insuperável na capacidade de “criar” fatos. A recomendação de Roberto Freire para que ele se candidate à reeleição, e não ao Senado, não vale absolutamente nada. Freire é suplente de Jarbas e não tem o direito de contrariá-lo.

Mark Webber voa na Turquia e marca a sétima pole da RBR na temporada

Australiano supera Hamilton por 138 milésimos no treino. Massa é o melhor brasileiro, em oitavo, quatro posições à frente de Alonso, o 12º colocado
 GLOBOESPORTE.COM

O sétimo treino classificatório da temporada, na Turquia, tinha um cenário familiar para Mark Webber. Afinal, como em suas três poles em 2010, o australiano não tinha se destacado nos treinos livres. E, pela quarta vez no ano, a terceira seguida, o líder do campeonato vai largar na primeira posição do grid de largada. De quebra, ainda conseguiu a sétima pole para a RBR, que ainda teve o alemão Sebastian Vettel em terceiro, após um erro em sua última volta.

Entre os dois carros da equipe austríaca sai o inglês Lewis Hamilton, que chegou a ameaçar a pole de Webber em sua última volta. O piloto da McLaren marcou as melhores parciais do treino no primeiro e no terceiro trechos, mas deixou a desejar no segundo e acabou 138 milésimos atrás do australiano, na segunda posição do grid de largada.

Felipe Massa, maior vencedor do GP da Turquia, não conseguiu um bom desempenho no treino classificatório e larga apenas na oitava posição do grid de largada. O brasileiro da Ferrari, ao menos, superou o companheiro Fernando Alonso, que não conseguiu uma vaga na superpole. O espanhol cometeu mais um de seus erros na temporada e perdeu a volta rápida com os pneus macios na segunda parte. Ele sai apenas em 12º neste domingo. A corrida está marcada para as 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

- O carro não teve problemas. Eu é que não fui rápido o suficiente - lamenta Alonso.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, larga em 15º após ser eliminado na segunda parte do treino classificatório. Já Bruno Senna caiu outra vez na primeira fase, mas parece ter conseguido ao menos alguma evolução. O brasileiro da Hispania escapou da última fila e vai largar em 22°, após superar o compatriota Lucas di Grassi, da VRT, que ficou apenas em 23º no grid em Istambul, à frente apenas do indiano Karun Chandhok.

Confira o grid de largada para o GP da Turquia:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m26s295
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s433
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m26s760
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s781
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s857
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s952
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m27s039
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m27s082
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m27s430
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m28s122

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m27s525
12 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m27s612
13 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m27s879
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m28s273
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m28s392
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m28s540
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m28s841

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m28s958
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m30s237
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m30s519
21 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m30s744
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m31s266
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m31s989
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m32s060


Jarbas lança oficialmente sua pré-candidatura

Com informações do Blog da Folha
Folha de Pernambuco


O mistério que rondou a decisão do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) se seria ou não candidato ao Governo de Pernambuco, se estendeu durante todo o mês depois de seu “sim”. O peemedebista chega ao dia do lançamento de sua pré-candidatura, com festa que durou toda a tarde de hoje, no Chevrolet Hall, revelando a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM) como vice-governadora para a chapa. O candidato disse que precisava de uma pessoa do interior e da sua absoluta confiança. "Foi a mulher mais votada a chegar na Assembléia". Jarbas diz que a democrata é uma "guerreira" e destacou a atuação da parlamentar na Alepe.

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) esteve presente no evento, bem como representantes da gama de legendas aliadas, formada por PMDB, PSDB, DEM, PPS e PMN. Caravanas partiram de vários municípios de Pernambuco rumo ao lançamento da candidatura de Jarbas ao Governo do Estado. De Jaboatão dos Guararapes, o PSDB enviou seis ônibus e do Cabo de Santo Agostinho três coletivos partiram lotados de militantes.

Em discurso que durou mais de 30 minutos, o presidenciável José Serra contou o início de seu relacionamento com o peemedebista e traçou um histórico de sua vida política e estudantil, quando atuava na presidência da UNE. Serra disse que sempre foi e será um político nacional e não regional. Com isso, tenta espantar o estigma de político paulistano e contra os nordestinos.

O tucano também destacou as realizações de Jarbas para Pernambuco. "Todas essas obras têm as mãos e o escrito de Jarbas", afirma Serra, citando a duplicação da BR-232 e a implantação do Porto Digital. "A refinaria teve a sua origem em Jarbas Vasconcelos. O aeroporto do Recife tem o Jarbas na sua modernização, está até precisando de uma ampliação... ". Serra ainda lembrou do Porto de Suape, que teve investimentos do peemedebista.

Na hora de seu pronunciamento, Jarbas fez questão de lembrar as obras que realizou em Pernambuco nos oito anos que passou à frente do Governo. "Eu não inventei a infra-estrutura de Pernambuco, mas Pernambuco mudou a partir de 1999", afirmou Jarbas. O pré-candidato disse que para o navio João Cândido estar no mar foi fruto do esforço da sua gestão, ao trazer o estaleiro para Pernambuco. "Os donos da empresa percorreram 11 Estados para saber onde tinham segurança e estrutura e foi aqui que eles encontram o seu porto seguro". Outro ponto destacado foi a duplicação da BR-232.

Seguindo o evento, o presidenciável José Serra quebrou o protocolo dos discursos e mandou uma mensagem ao final da fala de Jarbas. Fez uma promessa para o Nordeste. Disse que ao ser eleito presidente da República, irá presidir a Sudene durante seis meses, acumulando com o cargo de chefe da Nação. Destacou que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste está em crise há vários anos e precisa ser funcional para a região no planejamento de ações e obras.

Ao final do encontro, os políticos informaram que a convenção que homologará a chapa de oposição em Pernambuco, inicialmente marcada para o dia 30 de junho, acontecerá no próximo dia 18. A antecipação, garante o próprio Jarbas, não foi para evitar a coincidência com o evento socialista. "Os parlamentares me pediram para mudar porque querem colocar logo o bloco na rua, começar a campanha oficialmente, o que só pode ser feito após a convenção".

Na convenção, já tem que estar definido o outro nome da coligação para o Senado, que já conta com Marco Maciel (DEM). Em seu discurso, Jarbas ressaltou que será um nome competitivo, ousado e com coragem de falar o que pensa, de se posicionar politicamente. Apesar de não ter estabelecido data limite, o peemedebista disse que há a possibilidade do nome ser definido antes mesmo dessa data.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vereador Sivaldo Albino fez visita ontem a zona rural de Águas Belas


O Vereador Sivaldo Albino passou manhã e tarde ontem na zona rural de Águas Belas. Acompanhado de sua assessoria e do Ex Vereador daquele Município Sr. Zé de Pastor e do líder comunitário Sr. Firmino, fizeram diversas visitas nos Distritos de Tanquinho, São Raimundo e na Comunidade Jacaré. Essas suas visitas fazem parte de uma programação que foi indicada pelo seu tio e Ex Prefeito daquele Município Ayrton Diógenes. Sua ida até a zona rural do Município de Águas Belas foi bastante proveitosa tendo a oportunidade de conversar com inúmeras pessoas entre elas ex vereadores, lideres comunitários, professores, jovens e crianças.

Sivaldo deve retornar na próxima semana onde fará uma nova visita em outra parte da zona rural de Águas Belas, sempre buscando novos apoios para fortalecer sua candidatura a Assembléia Legislativa. Pelas visitas que já tem feito a Águas Belas sempre indicadas pelo seu tio Ayrton Diógenes que detém muito respeito e um grande carisma daquela população, o Vereador garanhuense acredita que pode surpreender nas urnas em outubro próximo.


CPI da Ponte começa seus trabalhos na próxima segunda feira dia 31


Começa na próxima segunda feira (31) às 14hs na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Garanhuns a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito. Os componentes da comissão, os vereadores Dimas Carvalho (Presidente), José Ary (Relator) e Sivaldo Albino (membro), darão os primeiros passos dos trabalhos da CPI. Essa primeira reunião será reservada apenas para os três componentes e assessoria parlamentar para definir a pauta e os passos que a Comissão irá tomar nos próximos dias.

Entre esses passos serão definidas as primeiras pessoas a serem ouvidas e suas datas. Também deve ser definida como será a participação da população e da imprensa no acompanhamento da CPI, entre outros assuntos.



Prefeitura entrega mais 52 Casas Populares hoje


A Prefeitura Municipal de Garanhuns entrega hoje mais 52 casas populares do Conjunto Habitacional Prefeito José Ferreira Filho (Zi ferreira). A previsão é que na próxima quarta feira (02) serão entregue mais, segundo informações do Secretário de Governo e Articulação Política Carlos Eugênio.


Serra diz que já sabia "há meses" que Aécio não seria seu vice

Escrito por Magno Martins

O candidato tucano à Presidência da República, José Serra afirmou ontem que já sabia há vários meses que o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, não seria seu vice de chapa. Indagado se a resistência de Aécio em aceitar uma chapa "puro-sangue" mudaria alguma coisa, Serra respondeu com outra pergunta: "Como pode mudar, se nunca mudou?" Questionado ainda se perdeu um bom candidato a vice, Serra respondeu: "Você só perde o que tem. Ele não era candidato a vice." (Informações do site Último Segundo)


Tesoureiro de Dilma perde direitos e devolverá R$ 2,1 milhões

Escrito por Magno Martins

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o futuro tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff e ex-prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, a devolver valores que podem chegar a R$ 2,1 milhões para os cofres da prefeitura daquela cidade. A decisão ocorreu pela contratação sem licitação do escritório do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. Filippi Jr. e Greenhalgh são do PT. O escritório de Greenhalgh foi contratado pela Prefeitura de Diadema entre 1983 e 1996. Defendeu só duas causas, segundo o Ministério Público, e ganhou cerca de R$ 2,1 milhões pela tarefa. A prefeitura contava com 51 procuradores para defender os interesses da cidade, de acordo com a Promotoria.

O TJ também condenou Filippi Junior à perda dos direitos políticos por cinco anos. A decisão não afeta a função que ele terá na campanha de Dilma. Tesoureiro não é uma função pública. Greenhalgh foi contratado sem licitação. A prefeitura usou a figura da notória especialização para driblar a concorrência exigida por lei. Para o TJ, o escritório não tem notória especialização.

"A população de Diadema foi prejudicada. Não pode escolher. Não se levou em consideração o custo do contrato, mas fatores outros, cujos indícios são de proteção ou escolha baseada em critérios personalíssimos", escreveu o desembargador Renato Nalini ao rejeitar os recursos.(Da Folha de S.Paulo)


ESPORTES: Confirmado: Toninho Cerezo é o novo técnico do Sport

Folha Digital

Depois de Renê Simões, Tite, Estevam Soares e Antônio Carlos Zago ganharem força nos bastidores da Ilha do Retiro, foi anunciado, na tarde desta quarta-feira (27), o nome do novo técnico do Sport. Agora é certo: Antônio Carlos Cerezo, de 55 anos, vai comandar a equipe rubro-negra.

O anúncio foi feito pelo presidente do Sport, Sílvio Guimarães, que afirmou que o técnico vai assumir o clube com o intuito de ser campeão da série B. Toninho Cerezo, que encerrou a carreira de jogador aos 40 anos de idade, já foi treinador do Vitória da Bahia, do Atlético de Minas Gerais, do Guarani e do Kashima Antlers, do Japão. Ele se encontrará com a delegação no sábado (29), em Salvador. Na segunda-feira (31), assume oficialmente o comando da equipe.

TRE-RJ cassa mandato de Rosinha e torna Garotinho inelegível

Os dois podem recorrer da decisão no TSE.
Garotinho é pré-candidato ao governo do Rio.
Do G1 RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou, nesta quinta-feira (27), o mandato de Rosinha Garotinho, prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, por abuso do poder econômico. Segundo o TRE-RJ, ela foi beneficiada por práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o tribunal convocou novas eleições para o município.

O uso indevido dos meios de comunicação social também levou o TRE-RJ a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.

Casal Garotinho vai recorrer da sentença

Em seu blog, Anthony Garotinho afirma que ele e Rosinha vão "ingressar junto ao Tribunal Superior Eleitoral para anular o julgamento" do TRE-RJ.


Matéria completa no site


Dilma e Palocci: linha direta com os Ermírio de Moraes

Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo

ENTRE NÓS

Dilma Rousseff (PT-RS) foi recebida em almoço reservado anteontem na sede da Votorantim, na rua Amauri, em São Paulo. À mesa, Fábio Ermírio de Moraes, Carlos Ermírio de Moraes e Raul Calfat, diretor-geral da Votorantim Industrial, entre outros. Com ela chegaram Antônio Palocci (PT-SP) e Fernando Pimentel (PT-MG), coordenadores da campanha.

O CARA

Responsável por aceitar os canais entre a candidata e o empresariado paulista, Palocci tem linha direta com os Ermírio de Moraes, por quem já foi recebido outras vezes para almoçar e trocar ideias.



Chega a 65 o número de mortos após colisão entre trens na Índia

Autoridades desconfiam que trens foram alvos de ataques rebeldes.
Número de feridos é de pelo menos 200.
Do G1, com agências internacionais
 
Subiu para 65 o número de mortos após colisão entre trens no leste da Índia nesta sexta-feira (28, horário local), informam as autoridades às agências internacionais de notícias. O número de feridos é de ao menos 200.

Uma explosão atingiu um trem de passageiros e fez com que ele saísse dos trilhos e colidisse com um trem de cargas que vinha em direção contrária. Cerca de 13 vagões descarrilharam.

"A explosão descarrilou 13 composições do Expresso Gyaneswari. Essas composições, então, caíram no outro trilho onde um trem de carga colidiu contra parte delas", afirmou Soumitra Majumdar à Reuters.
 
O número de vítimas, porém, pode aumentar, pois ainda há passageiros presos nas ferragens.

Suspeita de sabotagem

O incidente ocorreu no estado de Jhargram, em uma área conhecida por ser refúgio de rebeldes maoístas. O trem de passageiros ia de Mumbai para Calcutá. Há suspeita de sabotagem, segundo o porta-voz da ferrovia. As autoridades também suspeitam de atentado.

Os rebeldes maoístas que, frequentemente, atacam unidades da polícia, prédios do governo, assim como estações ferroviárias, têm nos últimos meses elevado o número de atentados em resposta a uma ofensiva do governo para eliminar as bases rebeldes.


Só cinco

Escrito por Inaldo Sampaio

Apenas cinco pessoas terão direito a discursar hoje no Chevrollet Hall no lançamento da candidatura de Jarbas: o próprio, Serra, Roberto Freire, Marco Maciel e Sérgio Guerra. Miriam Lacerda (DEM) não está na lista dos oradores, o que significa que sua candidatura a vice não está 100% definida.

A largada de Jarbas

Coluna de hoje na Folha


Os aliados do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), pré-candidato da oposição ao Governo do Estado, prometem fazer um grande ato, hoje, no Chevrolet Hall, para dar o start da campanha. A estrela da festa é o também pré-candidato ao Planalto, José Serra, que virá acompanhado de várias lideranças nacionais da constelação do tucanato.

Não fosse a indefinição em torno do segundo nome para o Senado, que deve ser mesmo o deputado Raul Jungmann, Jarbas anunciaria também o restante da sua chapa, que terá a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM) como candidata a vice e o senador Marco Maciel, que disputa à reeleição. Na sua fala, Jarbas dará o tom da campanha, que será estadualizada.

Provocado pelo governador Eduardo Campos, ele dirá que aceita o desafio das comparações de governo. São oito anos de gestão jarbista contra quatro do socialista. O mote foi dado pelo governador, estimulado por aliados eufóricos com os índices de intenção de voto e de aprovação do seu governo.

Quanto a Serra, resta saber se endurecerá o discurso em cima das contradições do Governo Lula, como fez na sabatina com empresários, terça-feira passada, na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A Jarbas não interessa nacionalizar o seu discurso, porque o jogo é estadual. Mas Serra está sendo aconselhado a bater em Dilma com mais rigor.