terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vendas no comércio têm crescimento recorde em 2010


R7.com

As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram em 2010 o melhor desempenho da década, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O desempenho, segundo o IBGE, reflete, principalmente, o aumento do poder de compra da população, com o aumento da massa salarial da economia (obtida pela melhora da renda e do emprego) e da expansão do crédito.
O crescimento registrado no ano passado como um todo foi de 10,9% na comparação com 2009. Trata-se do melhor resultado desde o início da série histórica, em 2001. Na comparação de dezembro do ano passado com o mesmo mês de 2009, o crescimento foi de 10,1%. Já em relação a novembro, as vendas ficaram estáveis.
O segmento que compreende hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão de 9% em relação a 2009. Com isso, o setor respondeu por 39,9% da taxa anual do varejo, exercendo assim o principal impacto no resultado anual.
O setor de móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto na taxa anual do varejo, com aumento de 18,3% nas vendas, em relação ao ano anterior. Esse desempenho decorreu não só de fatores econômicos, como a recuperação do crédito e a manutenção do crescimento do emprego e do rendimento, como também da estabilidade de preços, principalmente dos eletrodomésticos, destacou o IBGE.
De acordo com o IBGE, seis das oito atividades que compõem o varejo tiveram alta na comparação com novembro, com destaque para tecidos, vestuário e calçados (3,4%). Já os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram ritmo negativo na mesma comparação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário