sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Presidente do Egito e família deixam o Cairo, informa imprensa

R7.com


O presidente do Egito, Hosni Mubarak, deixou o Cairo, acompanhado de sua família, a partir de uma base militar, informam vários veículos de imprensa em árabe. As redes de TV americanas CNN e NBC também veicularam a notícia, ainda não confirmada oficialmente.
A TV Al Arabiya informou que Mubarak e sua família deixaram o Cairo rumo a um local desconhecido, partindo de uma base militar num subúrbio da capital. A emissora não informou qual era sua fonte. Uma alta fonte militar contatada pela Reuters não quis comentar a informação.
A Al Arabiya havia informado inicialmente ter "notícias" de que Mubarak e a família haviam deixado o Egito.
A oposição realiza nesta sexta-feira (11) o 18º dia de protestos contra o presidente. Além da praça Tahrir, tomada pelos manifestantes, a multidão também está próxima do palácio presidencial e da TV pública. As Forças Armadas apenas fazem barreiras para que não hajam invasões.
Além do Cairo, há protestos em Alexandria, Mansura, Damnhur, Tanta, Mahalla, Asuit, Sohag, Bani Sawfi, Suez, Port Said e Damietta, informou o jornal britânico The Guardian.
O opositor e prêmio Nobel da Paz, Mohamed ElBaradei, disse que o Egito ia explodir e que o povo estava nas ruas, de acordo com a CNN. Ele é um dos possíveis nomes para conduzir o país a eleições e também provável candidato, apesar de morar há muitos anos no exterior.
O Conselho Superior das Forças Armadas do país, presidido pelo ministro da Defesa, general Mohamed Hussein Tantaui, se reuniu nesta sexta-feira (11) e anunciou que apoiava o presidente. O órgão insistiu em seu apoio "às legítimas reivindicações do povo" e afirmou que está "estudando medidas" para defender os interesses do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário