sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Presidente da Chesf ainda não sabe as causas do ''apagão'' que deixou o Nordeste às escuras na madrugada desta sexta-feira

Blog do Inaldo Sampaio

1- O presidente da Chesf, Dilton da Conti, afirmou na manhã de hoje que a companhia ainda não sabe as causas do “apagão” elétrico que cortou na noite/madrugada desta sexta-feira o fornecimento de energia aos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

2- Coincidentemente, o único Estado nordestino que não foi afetado pelo “apagão” foi o Maranhão, terra do ministro das Minas e Energia, Édison Lobão, e do seu padrinho político, senador José Sarney.

3- Segundo Dilton da Conti, o que se sabe de concreto até agora é que a linha de transmissão entre Petrolândia (PE) e Sobradinho (BA), à altura da cidade de Jatobá (PE), saiu de operação por volta das 23h30 de ontem, desligando três grandes usinas que abastecem a região: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.
 
4- A Chesf ainda não sabe a causa disto. Mas, segundo o presidente da empresa, as explicações deverão ser dadas à sociedade o mais rapidamente possível.

5- Por causa deste “apagão”, os três principais jornais de Pernambuco – Folha, Diário e JC – não circularam no horário habitual.

6- Eles estavam em processo de fechamento quando faltou energia elétrica nas redações e, em consequência disto, até as 8h da manhã de hoje ainda não estavam nas bancas do Recife. O JC já estava fechado mas, segundo o editor-adjunto, Laurindo Ferreira, não pôde ser impresso no horário de sempre porque não havia energia na gráfica.

7- Durante toda a madrugada desta sexta-feira, as emissoras de rádio do Recife prestaram inestimável serviço de utilidade pública, informando e orientando a população sobre o “apagão”.


8- O Festival de Verão que está-se realizando em Salvador começou com atraso de mais de uma hora e Ivete Sangalo só pôde se apresentar com energia de um gerador.

9- O trânsito na capital pernambucana ficou caótico após a meia noite, com todos os sinais apagados e os motoristas sem saberem direito o que havia acontecido.

10- Os bares e restaurantes da cidade tiveram que se virar com luz de vela e quem dependia de ar condicionado ou ventilador para dormir, devido ao calor e às muriçocas, não teve outra alternativa a não ser ficar acordado, pelo menos até às 2 da manhã.

11- Algumas importantes cidades nordestinas não foram afetadas pelo “apagão”, entre elas Teresina (PI) e Petrolina (PE).
 
É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário