quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasileiros avaliam serviços de emergência como os piores do SUS

R7.com 


Os serviços de emergência e urgência foram considerados os piores entre os oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com reprovação de 31,4% da população. As informações são do relatório SIPS (Sistema de Indicadores de Percepção Social), do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado nesta quarta-feira (9).
Segundo o levantamento, esse índice de pessoas classificou os serviços como “ruins” ou “muito ruins”. A pior avaliação veio da região Nordeste (36,1%), seguida do Centro-Oeste (34,9%) e do Sul (34,4%).
Os dados do relatório foram coletados durante os dias 3 e 19 de novembro de 2010, por meio de entrevistas com 2.773 pessoas nas cinco regiões do país. Foram consideradas questões como sexo, faixa etária, renda e escolaridade para levantar a percepção da população sobre o SUS.
Os serviços oferecidos pelos postos de saúde foram considerados os piores no Norte (42,2%) e Sudeste (28,3%).
Mas, de modo geral, as unidades básicas de saúde ficaram em segundo lugar entre os mais mal avaliados serviços do SUS. Em todo o país, 31,1% os consideraram ruins ou muito ruins. As piores avaliações voltaram a ser no Nordeste (33,6%) e no Centro-Oeste (29,1%), enquanto no Sul foram um pouco melhores (27,7%).


Nenhum comentário:

Postar um comentário