segunda-feira, 26 de julho de 2010

Compra de voto ainda é o maior motivo de cassação de políticos no Brasil

Blog de Inaldo Sampaio

Levantamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral revela que, entre 2000 e 2010, pelo menos 700 políticos tiveram seus mandatos cassados por compra de votos nas eleições. Segundo reportagem de Fábio Fabrini, publicada na edição de ontem (25) do jornal carioca “O Globo”, em pleno século XXI, este ainda é, de longe, o motivo do maior número de cassação de mandatos no país.

O jornal analisou 200 casos ocorridos nas últimas cinco eleições e constatou as mais diversas formas usadas por políticos que cometem esse crime: em Rondônia, um candidato a vereador foi preso pela Polícia Federal (PF) distribuindo pintinhos amarelinhos a eleitores de comunidade carente.

Há candidatos que oferecem cédulas de real rasgadas, com a promessa de dar a outra parte se forem eleitos. Outros distribuem mesas de sinuca, dentaduras, caixas-d'água, carteiras de motorista. Mas pesquisa da Universidade de Brasília mostra que o crime pode não compensar: de cada dez eleitores que se vendem, só dois votam no comprador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário