terça-feira, 27 de julho de 2010

Ficha Limpa barra primeiro candidato

Blog de Inaldo Sampaio

A Lei da Ficha Limpa barrou o primeiro candidato das eleições 2010. Athos Avelino Pereira, que concorre ao cargo de deputado estadual pelo PPS-MG, teve seu registro de candidatura negado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas na tarde de ontem (26).
Segundo o Tribunal, as causas do indeferimento da candidatura foram a ausência de documentos para o registro (certidões criminais e cíveis, além de comprovante de escolaridade) e a inelegibilidade decretada em 2009 por cometer abuso de poder em 2008, quando tentou a reeleição para prefeito em Montes Claros (MG).
A ação de impugnação da candidatura foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais e pelo candidato a deputado estadual Luiz Tadeu Martins Leite (PMDB), filho do atual prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, que derrotou Pereira em 2008.
Para o advogado do PPS em Minas Gerais, Pereira não poderia ter a candidatura impugnada, pois ele foi condenado pelo TRE e, posteriormente, pelo TSE, mas ainda não teve o recurso julgado pelo STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário