segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Candidatos de Garanhuns

Blog de Roberto Almeida

Tenho privilegiado muito a sucessão presidencial e um leitor mandou nesta semana que passou um comentário pedindo informações sobre os candidatos de Garanhuns. Como muitos moradores da cidade e região têm igual interesse no assunto, vamos tentar aqui em poucas palavras escrever um pouco sobre eles. Na verdade, ao que eu saiba existem poucos políticos pedindo votos no município radicados (com moradia fixa e outras ligações na cidade) na Suíça Pernambucana. Um é o deputado estadual Izaías Régis, que disputa o terceiro mandato consecutivo. Já é parlamentar, tem aí uma série de ações na área de eventos, como a criação dos festivais de Música e da Jovem Guarda, além dos centros de saúde que prestam serviço à população do Agreste. Na Assembleia apresentou diversos projetos beneficiando o consumidor e teve ainda, ao longo do mandato, algumas iniciativas voltadas para a educação. Cursos para jovens e adultos, apoio ao artesanato local e a Escola do Senai têm também a sua participação. Cabe aos garanhuenses e moradores da região julgarem se é importante para nós Izaías continuar no Legislativo Estadual.

Uma outra opção é o vereador Sivaldo Albino. Há pouco, no blog e no Correio Sete Colinas, publiquei uma reportagem feita com o parlamentar. Está no terceiro mandato e tem sido um dos nomes de destaque na Câmara. É oposição ao Governo nos três níveis e foi o principal responsável pelo estouro do chamado "Escândalo da Ponte", tendo denunciado o fato ao Ministério Público. Garanhuense da gema, ao que eu saiba ainda hoje mora na Vila do Quartel, onde tem muitos amigos, inclusive de infância. Tem o apoio de Silvino Andrade, Ivo Amaral, pastor Edson Dantas, líderes comunitários e alguns ex-vereadores do município.

Não estou informado se Genaldo Barros, bancário, filiado ao PSOL, registrou sua candidatura. Caso o tenha feito, sou testemunha que se trata de uma das pessoas mais sérias militando na política. Foi do PT, acreditou em Lula, mas depois do mensalão e outros fatos comprometedores da imagem do partido terminou saindo e procurou abrigo numa legenda mais à esquerda. O espaço está aberto para que ele mesmo informe se é ou não candidato. Sei que é uma pessoa do bem, que luta por melhores dias para o Brasil, Pernambuco e Garanhuns.

Zé da Luz, embora tenha nascido em São Pedro, só teve uma ligação mais próxima da cidade quando foi estudante. Começou sua carreira política em Caetés e sua ligação estreita é mesmo com o ex-distrito da terra de Simoa Gomes. Com problemas na Justiça Eleitoral, vai disputar o mandato graças a uma liminar, mas a gente não sabe onde essa história vai acabar. Foi candidato a prefeito de Garanhuns em 2008, sendo o segundo mais votado, conquistando quase 20 mil votos do eleitorado local. Seus principais cabos eleitorais dois anos atrás hoje estão com Sivaldo.

Se tiver mais algum candidato do município, o blog está à disposição. Nao pretendemos discriminar ninguém. Nosso e-mail é o robertoalmeidacsc@gmail.com e receberemos qualquer informação com satisfação e divulgaremos.

Além dos citados acima, disputam os votos dos garanhuenses alguns candidatos de outras regiões. É o caso de Leonardo Dias, que ainda tem cara de menino, mas tem um grande padrinho: seu pai, o ex-deputado Romário Dias. Está sendo apoiado no município por um grupo forte, ligado ao prefeito e deve subtrair uma votação pelo menos razoável dos políticos locais. Teremos ainda Marcoantônio Dourado (Lajedo), Claudiano Filho (Itaíba), Priscila Krause (Recife), Alberto Feitosa (Recife) e outros da região, querendo de alguma maneira penetrar politicamente em Garanhuns. A opinião do jornalista é que o eleitor deve dar preferência aos candidatos de casa. Esses de fora pegam o voto e somem, alguns deles ninguém nem vê mais depois da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário