segunda-feira, 19 de julho de 2010

Rearrumação de forças após a eleição de 2010

Blog de Inaldo Sampaio

Qualquer que seja o candidato eleito em Pernambuco para o Palácio do Campo das Princesas, haverá no Estado uma rearrumação de forças visando às eleições de 2014. Se as pesquisas confirmarem a reeleição de Eduardo Campos, ele será estimulado pelo PSB a voar no plano nacional. Uma candidatura a presidente seria difícil porque Lula deve ser a bola da vez, de novo, em 2014, com ou sem Dilma no Palácio do Planalto. Mas a vice seria plausível numa aliança PT-PSB.

Por outro lado, se Humberto Costa for eleito senador, no dia seguinte estará em campanha para a sucessão da sucessão, o que é legítimo e natural levando-se em conta que o PT não será um aliado eterno do Partido Socialista Brasileiro. O ex-prefeito João Paulo, por sua vez, montado num mandato de deputado federal, vai querer voltar à prefeitura do Recife, com ou sem o apoio do prefeito João da Costa, devendo ter como adversários Raul Henry e Mendonça Filho, também deputados federais.

E o senador Sérgio Guerra, que também vai para a Câmara Federal, deve consumar o seu rompimento com o DEM, dada a relação cada vez mais conflituosa que hoje mantém com alguns líderes desse partido, para iniciar um processo de reaproximação com o governador Eduardo Campos, com quem joga em “tabelinha” nessas eleições. Como já reconheceu Jarbas, em público, o presidente do PSDB é pragmático. Vislumbra a carreira solo do PT em 2014, e deseja se aliar ao PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário