segunda-feira, 23 de abril de 2012

Só com adutoras Pernambuco se livra da seca

Blog Inaldo Sampaio


Nos últimos 10 anos, Pernambuco nunca vivenciou uma seca igual à deste ano de 2012. Já estamos no quarto mês do ano e o inverno no Agreste e no Sertão, que normalmente começa em janeiro, ainda não se iniciou. Vinte nove municípios dessas duas regiões já se encontram em “situação de emergência” porque o que choveu até agora não foi suficiente sequer para salvar a agricultura de subsistência, isto é, o milho e o feijão. Os prefeitos estão desesperados e pedindo socorro ao governador.
Eduardo Campos, por sua vez, pediu socorro a Dilma Rousseff, que deverá reunir-se hoje em Aracaju com os governadores nordestinos, e vários ministros, para uma discussão sobre o problema. Um plano de emergência deverá ser anunciado, porém diferente daqueles do passado que consistiam na abertura de “frentes de emergência” para o alistamento de agricultores, que ao final do mês recebiam uma “esmola” do governo e nada de concreto produziam em favor deles mesmos.
Como o próprio nome diz, plano emergencial é socorro provisório que não vai resolver o problema d’água de centenas de povoados, vilas e distritos, nem do perímetro urbano de dezenas de cidades do interior. Solução definitiva só com as duas novas adutoras que estão projetadas, uma para o Agreste e outra para o Sertão, para levar água do rio São Francisco a todo o interior pernambucano. Não custa lembrar que todas as cidades de Sergipe já são abastecidas pelo “velho Chico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário