terça-feira, 3 de abril de 2012

Casos de cegueira após cirurgia de catarata são investigados pelo Cremepe

Folha PE


O Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremepe) abriu sindicância para apurar a responsabilidade dos profissionais do Instituto da Visão de Pernambuco, em Caruaru, que realizaram cirurgias de catarata em quatro mulheres, que acabaram perdendo a visão. Será apurado se houve imperícia, negligência ou imprudência. Segundo o Cremepe, o médico que realizou a cirurgia, Renato Lima, deve ser notificado ainda nesta segunda-feira (02) sobre a investigação e terá 10 dias para se pronunciar sobre o caso.
Segundo o delegado do Conselho, Reinaldo Madeiro, tanto o sócio da clínica, Getúlio Cardoso, quanto o próprio Renato Lira, não têm qualquer histórico de problemas. Além disso, informou que, tecnicamente, a cirurgia de catarata é muito simples e que dificilmente a questão deve ter sido movida por erro médico, mas reafirma a importância de se investigar o caso. Segundo a Vigilância Sanitária, pode ter tido falta de esterilização dos materiais.
Depois de operadas, na última quarta-feira (28), as mulheres, que não podem ter o nome revelado, começaram a apresentar problemas e acabaram sendo levadas para o Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), no Recife. Apesar de diversas tentativas, não foi possível reverter o quadro. Durante os procedimentos realizados na unidade hospitalar, foi colhido um material dos olhos das pacientes, que será analisado.
Os exames vão esclarecer a suspeita de que elas tenham contraído uma bactéria chamada de pseudomas, como revelaram análises feitas preliminarmente. Esta é uma bactéria comum, mas que pode ter sofrido alguma modificação por conta do ambiente hospitalar. O caso é acompanhado também pela Vigilância Sanitária Municipal e pela Estadual, além da Comissão Estadual de Infecção Hospitalar. Desde a última sexta-feira (30), o bloco cirúrgico foi interditado, de forma cautelar, até que o resultado do laudo final seja divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário