quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alepe aprova projeto que evita clonagem de carro

Blog da Folha


Foi aprovado nesta quarta-feira (25), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 507/2011, de autoria do deputado Antonio Moraes (PSDB), que pretende combater um crime que cada dia faz mais vítimas em Pernambuco, a clonagem de veículos. A proposta do parlamentar torna obrigatório que empresas públicas e privadas de Pernambuco passem a dar baixa na documentação do veículo quando forem leiloar os carros. O projeto também define que em casos de usados, o carro só poderá ser vendido na condição real de sucata.
“Aqui em Pernambuco recentemente uma quadrilha organizada estava utilizando o esquema de arrematar veículos em leilões e transplantar os chassis e dados da documentação para os veículos que eles mesmos roubavam e furtavam “, destacou o parlamentar. De acordo com ele, segundo declarações de delegados publicadas na imprensa, a quadrilha comprava os carros nos leilões, desmanchava as partes onde se encontrava o número do chassi e transplantava para os veículos roubados. Eles alteravam os documentos e até o número que vem nos vidros dos veículos.

Moraes complementa que “inúmeras pessoas no nosso Estado e fora dele, foram vítimas da audácia dos marginais da clonagem, uma nova modalidade adotada pelos ladrões para ‘esquentar’ veículos” . A proposta do parlamentar determina também que qualquer órgão público ou privado de Pernambuco, para realizar leilão de veículo usado, deve ter uma licença do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) e da Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri).

De acordo com o deputado, “o projeto objetiva dificultar a atuação dos bandidos da clonagem de veículos, defender o cidadão e consequentemente colaborar com a atuação do executivo e demais órgãos específicos no que se refere ao combate da criminalidade no Estado de Pernambuco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário