sexta-feira, 16 de março de 2012

PT quer ficha suja

Blog Magno Martins

O PT, quem diria, lidera uma frente de 18 partidos no Congresso que resolveu derrubar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que imputou a inelegibilidade aos políticos que tiveram contas de campanha rejeitadas em 2010.

A reação, além de insólita, é vergonhosa. O TSE barrou os registros de candidatos com contas reprovadas para reforçar a Lei da Ficha Limpa. O primeiro a recorrer foi o PT, mas partidos como o PMDB, DEM, PSDB e PP também assinaram uma moção de apoio aos petistas e estão levando o recurso ao TSE.

Nos três maiores colégios eleitorais do País – São Paulo, Rio e Minas – 1.756 políticos tiveram contas rejeitadas pela justiça eleitoral em 2010 e estariam impedidos de recorrer. Na maior cara-de-pau, os dirigentes partidários dizem que a proposta inspirada e desencadeada pelo PT não prejudica a adoção da Ficha Limpa.

É evidente que sim e só o PT pensa diferente, na tentativa de avacalhar a Ficha Limpa. As notícias que chegam de Brasília, felizmente, sinalizam que o TSE não deve ceder à pressão dos partidos, sob pena de prejudicar a lisura do pleito. A lei da Ficha Limpa, mesmo não sendo tão rigorosa como se previa, é um avanço. Que o PT agora quer impedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário