terça-feira, 27 de março de 2012

Oposição silencia sobre contrato entre Ideia Digital e Estado

Blog Magno Martins


Um escândalo veio à tona no último domingo no programa Fantástico, da TV Globo. Uma empresa nacional faz contrato milionário em João Pessoa (PB) para torna-la a primeira capital digital do País. Trata-se da Ideia Digital Sistemas, Consultoria e Comércio LTDA. O escândalo na vizinha paraibana, sob o comando de um socialista, o governador Ricardo Coutinho, respinga em terras pernambucanas.

Sobre a atuação da empresa por aqui, nenhum comentário. A oposição calou-se. Ninguém na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) teve coragem de afrontar o Palácio. Procurado, o deputado estadual e pré-candidato à sucessão municipal, Daniel Coelho (PSDB), informou que não iria tratar do assunto por estar com a cabeça em outro foco e sugeriu que o líder da oposição o fizesse.

O líder Antônio Moraes (PSDB), por sua vez, avisou que vai colher mais informações sobre a denúncia do Fantástico e deve reunir sua bancada, ainda nesta semana, para avaliar o assunto. “Tony Gel (deputado estadual) está viajando e deve retornar amanhã. Vou marcar uma reunião com o pessoal para a gente analisar o teor da denúncia”, adiantou o líder da oposição na Alepe.

No mercado há 20 anos, a empresa Ideia Digital infiltrou-se por aqui em dezembro do ano passado. Através de uma licitação milionária, a empresa propôs informatizar mais de 500 escolas pernambucanas, ao custo de R$ 150 milhões. Desse montante, foram pagos pelo governador Eduardo Campos, também do PSB, R$ 14,3 milhões.

Essa ata de preço praticada em Pernambuco, que ainda não teria sido publicada, segundo assegura o Palácio do Campo das Princesas, foi a mesma oferecida ao governo paraibano pela empresa para supostamente superfaturar equipamentos e pagar propina. Após ter conhecimento da denúncia, o Governo de Pernambuco informou que abrirá uma auditoria sobre a licitação e cancelou o contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário