domingo, 8 de agosto de 2010

Deslizamento de terra mata 127 na China; 2 mil estão desaparecidos


G1
Um deslizamento de terra na região de Zhouqu, província de Gansu, noroeste da China, matou 127 pessoas e deixou quase 2 mil moradores desaparecidas. O número anterior de mortos era de 96. As equipes de resgate cavam e retiram escombros para encontrar sobreviventes.
O incidente ocorreu após chuvas torrenciais que atingiram a região neste sábado, segundo informou a agência Xinhua. A população local é de etnia tibetana, e a área é dominada por íngremes colinas. Segundo a Xinhua, um vilarejo foi completamente soterrado.O deslizamento de terra derrubou casas e os destroços caíram no rio Bailong, que passa pela principal cidade de Zhouqu. Milhares de pessoas estão desabrigadas, e uma estação de água foi atingida.
Aproximadamente 50 mil moradores da região foram atingidos pelo temporal e cerca de 19 mil pessoas que moram próximo à área do deslizamento tiveram de deixar o local. O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, partiu de Pequim neste domingo em direção à província. Cerca de 3.000 soldados foram enviados para a área para fazer o resgate. Desde o começo de 2010, mais de 1.400 pessoas foram mortas em temporais na China. No Paquistão, nas últimas semanas, enchentes mataram mais de 1.600 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário