terça-feira, 8 de junho de 2010

Lula começa a abrir o jogo: pode disputar a Presidência em 2014

Escrito por Magno Martins

Numa das entrevistas dos últimos dias sobre a Copa do Mundo, o presidente Lula admitiu disputar novamente as eleições em 2014. Ao responder à pergunta da 'Band' se descartava ser candidato em 2014, o presidente respondeu que não, mas disse que, na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, vai assistir aos jogos, no Morumbi ou no Maracanã, como torcedor. “Espero, como torcedor, estar no Morumbi ou no Maracanã assistindo ao jogo da seleção brasileira", disse Lula, segundo o jornal O GLOBO desta terça-feira.

O entrevistador perguntou se isso significava que descartava disputar as eleições de 2014, e Lula respondeu: "Não, eu não descarto (ser candidato), mas a única coisa que tenho certeza é que vou estar fora do governo (na Copa de 2014)."

Lula tem sido dúbio ao tratar da sucessão presidencial em 2014. Em 2007, à 'Folha de S. Paulo', ele disse que a conjuntura política do momento indicaria se deveria ou não ser candidato. No início deste ano, porém, ao 'Estado de S. Paulo', Lula afirmou que não pensava em retornar à Presidência em 2014, porque o eleito teria direito de tentar a reeleição. A avaliação no meio político é que se a petista Dilma Rousseff for a eleita, dificilmente Lula disputaria a eleição presidencial de 2014. Mas, se o vitorioso for o tucano José Serra, o próprio PT não abriria mão da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Em 2015, quando iniciaria esse eventual terceiro mandato, Lula estará com 69 anos - um ano a mais do que Serra tem hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário