quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lula ''inaugura'' terreno baldio no Pará

Escrito por Magno Martins

No esforço para impulsionar a campanha da petista Ana Júlia Carepa à reeleição no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva 'inaugurou' ontem no Estado um terreno baldio e comandou um comício em estádio de futebol. Em Marabá, Lula anunciou, num palanque montado num terreno desocupado da Transamazônica, o 'início' da terraplenagem para construção de uma usina siderúrgica da Vale. Após o evento, no entanto, o diretor executivo de Ferrosos da empresa, José Carlos Martins, admitiu que, até o fim do ano, a obra não irá além da terraplenagem.

Para mostrar a importância do evento que, segundo Lula, 'mudará a história industrial do Estado', assessores de Brasília, da governadora e da Vale providenciaram que uma empreiteira estacionasse no terreno nove retroescavadeiras e 16 caçambas. Lula e a governadora subiram numa das máquinas para as tradicionais fotos de viagens presidenciais. Nas contas oficiais, a obra da siderúrgica vai gerar 16 mil empregos.

Depois de resistir por três anos a prometer tirar do papel a siderúrgica, disse que a obra ficará pronta em 2013. Até agora, no entanto, quem gastou com o projeto foi o governo do Pará, que pagou um total de R$ 60 milhões em indenizações a 60 fazendeiros, e por isso está sendo questionado pelo Ministério Público Estadual. Dois deles vão ficar com metade desse valor. Após o evento, a governadora foi questionada sobre o cronograma das obras da usina. Exaltada, chegou a dizer que elas já tinham começado.(Informações de O Estado de S.Paulo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário